ANÁLISE FAUNÍSTICA E FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE MOSCAS-DAS-FRUTAS (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM BELMONTE, BAHIA
Keywords:
Tefritídeos. Diversidade faunística. Pomar. Anastrepha. Ceratitis capitata.Abstract
Este estudo foi conduzido em um pomar localizado no distrito de Belmonte, extremo sul do Estado da Bahia e teve por objetivo caracterizar a população de moscas-das-frutas (Diptera: Tephritidae) por meio de análise faunística e estudar sua flutuação populacional. O estudo foi desenvolvido de agosto de 2007 a agosto de 2009. A captura das moscas-das-frutas foi realizada com armadilhas McPhail com proteína hidrolisada de milho a 5%. Semanalmente, as moscas-das-frutas capturadas foram acondicionadas em recipientes plásticos com álcool 70%, um recipiente por armadilha, e levadas ao laboratório para posterior identificação. Foi coletado um total de 9.709 espécimes de moscas-das-frutas, sendo 9.477 de Anastrepha spp. (5.908 fêmeas e 3.569 machos) e 232 de Ceratitis capitata (Wiedemann) (201 fêmeas e 31 machos). Foram registradas nove espécies de Anastrepha: Anastrepha bahiensis (Lima) (2,59%), Anastrepha distincta (Greene) (2,71%), Anastrepha fraterculus (Wiedemann) (59,37%), Anastrepha leptozona (Hendel) (0,02%), Anastrepha manihoti (Lima) (0,02%), Anastrepha obliqua (Macquart) (2,98%), Anastrepha serpentina (Wiedemann) (0,07%), Anastrepha sororcula Zucchi (29,14%), Anastrepha zenildae Zucchi (0,22%) e C. capitata (2,88%). Anastrepha fraterculus e A. sororcula foram dominantes e apenas A. fraterculus foi constante no pomar. Os valores dos índices de Simpson (0,51) e de Shannon foram intermediários e o valor do índice de equitabilidade (Hill modificado) foi de 0,34, indicando diversidade média. Os maiores índices de captura das moscas-das-frutas ocorreram de julho a dezembro de 2008, com pico populacional em setembro.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).