PERSISTÊNCIA DE Metarhizium anisopliae spp NO SOLO SOB DIFERENTES CONDIÇÕES DE TEMPERATURA E UMIDADE
Keywords:
fungos entomopatogênicos, fatores abióticosAbstract
Os fungos entomopatogênicos são atualmente objetivos de trabalhos devido a sua grande importância no ecossistema. Este trabalho avaliou a persistência no solo de Metarhizium anisopliae var. anisopliae e Metarhizium anisopliae var. acridum, sob diferentes condições de temperatura e umidade, no período de setembro a dezembro. Após inoculação no solo os fungos foram submetidos a quatro tratamentos distintos: temperatura ambiente e 25% de umidade; temperatura ambiente e 75% de umidade; 28C e 25% de umidade; 28C e 75% de umidade, durante 120 dias. Os resultados demonstraram que M. anisopliae var. anisopliae apresentou maior recuperação no tratamento 28C e 75% de umidade (P>0,05) aos 30 dias e persistiu viável no solo durante os 120 dias do experimento. O mesmo não ocorreu com M. anisopliae var. acridum quando, durante todo período de observação não propiciou recuperação de colônias inviabilizando a sua persistência no solo, durante todo o período do experimentoDownloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).