INFLUÊNCIA DE TRATAMENTOS PRÉ-GERMINATIVOS, TEMPERATURA E LUMINOSIDADE NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE LEUCENA (Leucaena leucocephala (Lam.) De Wit.), cv. CUNNINGHAM
Keywords:
Leucaena leucocephala, dormência, temperatura, luzAbstract
A pesquisa foi conduzida em dois experimentos com o objetivo de identificar métodos para superação da dormência em sementes de Leucaena leucocephala, cv. Cunningham, e verificar os efeitos da luz e temperatura na germinação dessa espécie. No primeiro, as sementes foram submetidas a nove métodos para superação da dormência: imersão em água a temperatura ambiente durante 24, 48 e 72 horas, imersão em água quente a 60, 80 e 100ºC, imersão em ácido sulfúrico por 5 e 10 minutos, além da testemunha. No segundo experimento, após tratamento com ácido sulfúrico por 10 minutos, as sementes foram semeadas em papel toalha tipo germitest e colocadas para germinar sob dez combinações: luz contínua e temperatura de 20, 25, 30 e 35oC constante; escuro contínuo e temperatura de 20, 25, 30 e 35oC constante; temperaturas alternadas de 20-30 e 25-35oC, ambas com fotoperíodo de oito horas. Concluiu-se que a espécie Leucaena leucocephala apresenta sementes dormentes, destacando-se o ácido sulfúrico como método eficiente para a superação da dormência; as sementes de leucena são insensíveis à luz e sua germinação não foi influenciada pelas temperaturas usadas.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).