CULTURA IN VITRO DE Solanum paludosum: REGENERAÇÃO
Abstract
Resumo – Solanum paludosum, vulgarmente conhecida como Jurubeba roxa é uma espécie da família solanácea encontrada no Nordeste Brasileiro e rica em moléculas de interesse farmacológico. Entre estas moléculas destaca-se a solasodina que é um alcalóide esteroidal que se apresenta in natura na forma glicosídica e constitui-se em matéria prima para a semi-síntese dos hormônios adrenocorticais e glicocorticais, usados como agentes contraceptivos e anti-inflamatorios. Neste trabalho mostram se os resultados de regeneração a partir de explantes de folhas, fragmentos de hipocótilo e raiz cultivados em meios MS acrescido de diferentes reguladores de crescimento. Foram obtidas plantas em meios de cultura contendo diferentes combinações em reguladores de crescimento sendo a combinação mais eficiente àquela que continha o ácidoindlicoacetico (AIA 10-6) e benzilaminapurina (BAP 10-5 M). Palavras-chave: Solanump paludosum, hipocótilo , regeneraçãoDownloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).