ALTERAÇÃO NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICA DE UM SOLO CULTIVADO COM PIMENTÃO, EFLUENTE DE PISCICULTURA, FOSFATO NATURAL E ESTERCO BOVINO
Keywords:
Capsicum annum, efluente de piscicultura, fosfato natural, integração da agricultura com aqüiculturaAbstract
Com objetivo de avaliar as alterações nas características físico-químicas do solo cultivado pimentão, efluente de piscicultura, fosfato natural e esterco, um experimento foi realizado na horta do Departamento de Ciências Vegetais, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. O delineamento foi em parcelas sub-subdivididas em blocos casualizados completos com duas repetições por bloco. Nas parcelas foram designados os tipos de água (água de poço e efluente de piscicultura), nas subparcelas os tratamentos do fatorial 2x2, resultante da combinação de dois níveis de fósforo (com e sem fosfato natural) com dois níveis de matéria orgânica (com e sem matéria orgânica), e nas sub-subparcelas as épocas de avaliação (antes e depois do cultivo com pimentão). Foram coletadas amostras de solo antes e depois do cultivo do pimentão de 0-20 cm de profundidade. Após a montagem do sistema de irrigação e distribuição dos tratamentos, foi coletada de cada subparcela uma amostra de solo para a realização das análises físico-químicas. Para verificar as alterações ocorridas no solo com a utilização dos tratamentos, após a última colheita, aos 100 DAS. Foram utilizadas duas fontes de águas de irrigação. A primeira oriunda de um poço tubular. E a segunda de um cultivo de tilápias do Nilo. As características avaliadas no solo antes e depois do cultivo foram: análise química do solo (nitrogênio, fósforo, matéria orgânica).Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).