EFICIÊNCIA DE INSETICIDAS NO CONTROLE DE DALBULUS MAIDIS (HEMIPTERA: CICADELLIDAE) NA CULTURA DO MILHO
Abstract
Resumo - Devido os prejuízos ocasionados por Dalbulus maidis (DELONG & WOLCOTT, 1923) na cultura do milho, foram avaliados os efeitos de inseticidas aplicados no manejo da dessecação (MD), tratamento de sementes (TS) e pulverização foliar (PF) aos 10 dias após a emergência (DAE), no controle de D. maidis. O ensaio foi desenvolvido na área experimental da Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária de Chapadão, no município de Chapadão do Sul (MS), no período de 29/10/04 a 27/02/05, com delineamento experimental de blocos ao acaso, com dez tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos utilizados foram: monocrotophós e cipermetrina (MD), thiodicarb + imidacloprid, thiametoxan, clothianidim, imidacloprid e acetamiprid (TS), cipermetrina + thiametoxan e endossulfan + NaCl (PF), nas dosagens recomendadas, e uma testemunha sem inseticida. Foi realizada a contagem do número de D. maidis, calculando-se a eficiência dos inseticidas aos 14, 20, 28 e 40 DAE. Os resultados mostram que para D. maidis, a utilização dos inseticidas em TS e PF foram eficientes nos 14 DAE, sendo que imidacloprid (TS) e cipermetrina + thiametoxan (PF) apresentaram, respectivamente, 72 e 61% de eficiência aos 40 DAE, demonstrando efeito residual.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).