Disponobilidade de Fósforo em Neossolo Quartzarênico Cultivado com Melão
Keywords:
P disponível, extratores, Cucumis melo L.Abstract
Em função da baixa disponibilidade, quer seja por precipitação e, ou, adsorção específica, o fósforo é bastante utilizado em programas de adubação. A disponibilidade deste macronutriente pode ser avaliada através de extratores químicos, cuja principal função é simular o que ocorre no sistema solo-planta. Diante disso, o objetivo desse trabalho é determinar o P disponível em Neossolo Quartzarênico, extraído pelos extratores Mehlich-1, Mehlich-3 e Bray-1 a partir de doses crescentes deste macronutriente, bem como observar a relação entre o P absorvido e acumulado na cultura do meloeiro (Cucumis melo L.). O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em delineamento inteiramente casualizado com três repetições e seis doses de fósforo (0, 37, 74, 148, 222 e 370 mg dm-3). As plantas foram colhidas aos 37 dias após o transplantio, determinando-se a massa seca e o teor de fósforo da parte aérea. No momento da coleta das plantas, coletaram-se amostras de solo para determinação do P disponível no solo com os extratores Mehlich-1, Mehlich-3 e Bray-1. Observou-se que os extratores não apresentaram diferença quanto à extração do fósforo disponível. O aumento das doses de fósforo implicou na elevação dos teores deste macronutriente na massa seca da planta, contudo, sem promover incremento de produção de massa seca.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).