DIVERGÊNCIA GENÉTICA E AVALIAÇÃO DE POPULAÇÕES DE MILHO EM DIFERENTES AMBIENTES NO ESTADO DE ALAGOAS
Keywords:
Zea mays, produção de grãos, distâncias genéticas, análise multivariadaAbstract
Três experimentos foram conduzidos no ano agrícola de 2007, objetivando estimar a divergência genética, por meio da distância generalizada de Mahalanobis, e o teste de competição de seis populações de milho nos municípios de Arapiraca, Rio Largo e Viçosa, Estado de Alagoas. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com sete tratamentos e quatro repetições. Houve a formação de dois grupos divergentes onde, concluiu-se que é pequena a divergência genética entre as populações de milho. Um grupo foi constituído pelas seis populações e o outro pela variedade Asa Branca. As populações Rio Largo e Viçosense foram as mais próximas geneticamente (D2 = 1,70), enquanto que a maior distância detectada se deu entre a população Alagoano e a testemunha Asa Branca (D2 = 67,27). A produtividade média de grãos variou de 2.885 kg ha-1 a 3.461kg ha-1 nas populações São Luís e Viçosense, respectivamente, com média geral de 3.207 kg ha-1, apesar de não diferirem estatisticamenteDownloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).