CRESCIMENTO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS DE LEUCENA (Leucaena leucocephala (Lam.) R. de Vit) SOB SALINIDADE
Keywords:
tolerância à salinidade, acúmulo de nutrientes, NaClAbstract
O excesso de sais promove a retenção de água no solo, tornando-a cada vez menos acessível às plantas; além disso, íons em excesso podem interferir no metabolismo do protoplasma. A habilidade das plantas em sobreviver sob condições salinas é importante para sua distribuição geográfica e para a agricultura nas regiões salinizadas. Este estudo teve como objetivo verificar os efeitos de doses de NaCl no crescimento, produção de matéria seca e teores de nutrientes em plantas jovens de leucena. O experimento foi conduzido em vasos de ‘Leonard’ com solução nutritiva, contendo 0, 25, 50 e 100 mmol L-1 de NaCl. A salinidade causou redução no crescimento e no acúmulo de matéria seca das plantas. Aumento das doses de cloreto de sódio reduz o crescimento e o acúmulo de matéria seca das plantas de leucena. Ocorre aumento, na parte aérea, nos teores de N e K, e nas raízes, de N e Mg, enquanto há redução nos teores de Mg na parte aérea e de Ca nas raízes, com aumento da dose de NaCl. As plantas de leucena não excluem o Na e o Cl, principalmente da parte aérea.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).