ACÚMULO DE NUTRIENTES NAS PLANTAS DE MILHETO EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E MINERAL
Keywords:
nutrição, composição mineral, adubaçãoAbstract
: Objetivando avaliar a influência da adubação orgânica e mineral na produção do milheto (Pennisetum glaucum L.), foi realizado um experimento na fazenda “NUPEARIDO” domínio da UFCG/CSTR/PB. Procedeu-se a marcação das parcelas, plantio e incorporação do feijão macassar leguminosa usada como adubação verde, nas respectivas parcelas. Os tratamentos foram: testemunha, leguminosa, NPK, esterco bovino e esterco caprino, com quatro repetições totalizando 20 parcelas de 8 m2 de área útil, o milheto foi cultivado no espaçamento de 0,8m x 0,4m. Os estercos foram aplicados na dosagem de 3,4 kg m-2, a leguminosa 12,5 kg parcela-1 as fontes mineral utilizada na adubação foram sulfato de amônio, superfosfato simples e cloreto de potássio nas dosagens de 25,2; 22,2 e 3,3 g m-2. Sessenta dias após a germinação, efetuou-se corte e avaliação dos acúmulos dos nutrientes N, P, K, Ca, Mg, S, B, Fe, Cu, Mn e Zn. A adubação com os estercos bovino e caprino promoveu maior acúmulo de nutrientes nas plantas de milheto.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).