ADUBAÇÃO FOSFATADA PARA A CULTURA DO SORGO GRANÍFERO
Keywords:
Sorghum bicolor L. Moench, produção de grãos, doses de fósforoAbstract
Objetivou-se, neste trabalho, avaliar a resposta de dois híbridos de sorgo granífero a doses crescentes de fósforo cultivados na região da Zona da Mata do Estado de Alagoas. Os tratamentos foram constituídos por dois híbridos de sorgo granífero: BRS304 e BRS310, e quatro doses de fósforo: 0, 25, 50 e 75 kg ha-1, dispostos em blocos casualisados com quatro repetições em esquema de parcelas subdivididas. Cada parcela experimental foi formada por cinco fileiras de 4,5 m de comprimento, espaçadas de 0,70 m. O solo da área experimental recebeu calagem para elevar a saturação por bases a 60%. Foram adotados os níveis de adubação de 100 e 120 kg ha-1 para o N e K, respectivamente. O sorgo foi semeado manualmente estabelecendo-se uma densidade populacional de 160.000 plantas ha-1. Amostragens de plantas foram coletadas aos 40, 50, 60 e 70 dias após a emergência. A biomassa coletada foi separada em folhas fotossinteticamente ativas e no restante da planta. Quando os grãos se apresentavam no estádio farináceo duro avaliou-se a produtividade amostrando-se áreas de 1,4 m2 no centro das parcelas. A adubação fosfatada aumenta linearmente a produção de sorgo até a dose de 75 kg ha-1 de P. O fósforo proporciona maior participação de grãos na matéria seca total das plantas de sorgo.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).