Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Caatinga é um periódico científico publicado em fluxo contínuo, em volume único anual e sem numeração, classificada com Qualis A4, publicada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, desde 1976. 

  • Objetiva proporcionar à comunidade científica, publicações de alto nível nas áreas de Ciências Agrárias e Recursos Naturais, disponibilizando, integral e gratuitamente, resultados relevantes das pesquisas publicadas. 

Tem como missão:

  • Instigar profissionais e estudantes sobre temas científicos de interesse nas áreas de publicação da Revista Caatinga;
  • Promover interação entre a comunidade científica através da divulgação, integral e gratuita, dos seus periódicos;
  • Servir como importante meio de educação continuada e permanente que possibilita intercâmbio de informações entre Instituições de ensino, pesquisa e extensão, outros veículos de informação e toda a sociedade.

O público alvo da Revista Caatinga são todos os profissionais e estudantes das áreas de Ciências Agrárias e Recursos Naturais, bem como interessados nas temáticas propostas pela revista, por serem esses de relevantes interesses sociais que podem vir a contribuir para melhorias em importantes setores da sociedade.

Podem ser aceitos para Publicação: ARTIGOS CIENTÍFICOS

 INDEXAÇÃO

Como um controle bibliográfico concedido às chamadas ‘bases indexadoras’, é um processo importante como meio de divulgação de artigos científicos em bibliotecas eletrônicas ou outros tipos de repositórios; influenciam nos parâmetros para qualificação de um periódico. Atualmente, a Revista Caatinga está indexada nas bases:

Processo de Avaliação pelos Pares

 Os manuscritos submetidos à Revista Caatinga serão, preliminarmente, avaliados pelo Comitê Editorial. Se aprovados, seguirão tramitando e, na etapa de AVALIAÇÃO, passarão por um processo de seleção que envolverá apreciação por especialistas que detenham amplo conhecimento nas áreas temáticas de publicação deste periódico. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria, preservando a identidade dos autores e suas afiliações, em coerência à política de privacidade adotada. 

Todos os textos serão submetidos à avaliação de, pelo menos, 3(três) avaliadores pareceristas ad hoc obedecendo aos critérios propostos pela Revista Caatinga, para que possam fazer uma boa análise de mérito do manuscrito.

A Revista Caatinga conta com um quadro de avaliadores (parecerista) ad hoc, que são membros convidados. Entretanto, é OBRIGATÓRIO o envio de SUGESTÃO DE AVALIADORES ad hoc, conforme especificações fornecidas aos usuários no item ‘’Submissões’’.

No processo de submissão, no passo 2 “Transferência do manuscrito”, os autores anexarão sugestão de 6(seis) ou mais avaliadores. Os avaliadores sugeridos não poderão ter vínculo com o trabalho e com a instituição que realizou a pesquisa; devem ser doutores e terem experiência na linha de pesquisa do manuscrito para avaliação da temática proposta.

PORTANTO, se os avaliadores indicados não forem pesquisadores da área temática do trabalho submetido, serão desconsiderados e o trabalho terá demora na tramitação.

No arquivo com as sugestões deverão, imprescindivelmente, constar o nome completo do pesquisador, instituição de origem, e-mail e o link do currículo Lattes do pesquisador e, para os avaliadores estrangeiros, todas as informações menos o currículo Lattes.

Após envio das indicações de avaliadores ad hoc, este periódico procederá com os convites. É alertado aos usuários/autores que o não envio dessa relação, resultará no arquivamento do manuscrito.

Processo:

Os Avaliadores ad hoc preenchem o formulário de parecer, via sistema de periódicos. No formulário, apresentam justificativas: aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias. Todo parecer incluirá sua fundamentação. O prazo para essa avaliação poderá durar até 30 (trinta) dias. Entretanto, o envio das avaliações aos autores poderá durar, em média, três (3) meses. 

Na avaliação, serão observados:

• Relação com as áreas de publicação do periódico;

• A estrutura do manuscrito;

• Adequação do título ao conteúdo;

• Clareza e pertinência dos objetivos;

• Metodologia;

• Resultados e discussão;

• Informações compreensíveis e coerentes entre si;

• Citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista.

O processo de avaliação por pares preservará a identidade dos autores e suas afiliações. Após concluírem a análise dos manuscritos, os avaliadores enviarão os pareceres para o Editor Chefe que fará a distribuição, por área temática, entre os Editores Associados; depois, a decisão editorial é então comunicada ao(s) autor(es).

 Artigos Aprovados

Caberá ao Comitê Editorial, deste periódico, a decisão final do aceite para publicação.  A aprovação para publicação dos artigos será baseada na originalidade, qualidade e mérito científico.

Após a aprovação, o artigo passará por tradução/ revisão do idioma Inglês, sob a responsabilidade integral dos autores. Todo o procedimento e demais exigências são detalhados no item ‘’Submissões’’.

 Plágios:

Este periódico passa por detecção de plágio; todos os membros envolvidos na tramitação do manuscrito, como o Comitê Editorial e Avaliadores, fazem minuciosa análise e poderão identificar plágio no manuscrito; nesse caso, a submissão será rejeitada e arquivada e os autores posteriormente informados. 

Periodicidade

A Revista Caatinga é um periódico científico publicado em fluxo contínuo, em volume único anual e sem numeração. Quando da publicação de um volume, a Revista Caatinga comunica a todos os usuários cadastrados, através de e-mail, bem como publica notícia na página.

Política de Acesso Livre

A Revista Caatinga oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento e um maior intercâmbio desse. Essa política conduz a divulgação, expansão da leitura e citação do artigo científico de um autor. Para acessar, basta clicar em CADASTRO, registrar sua senha e fornecer seu nome e e-mail.

A Revista Caatinga adota a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado.