PADRONIZAÇÃO DO TESTE DE GERMINAÇÃO PARA SEMENTES DE PINHÃO-MANSO
Palavras-chave:
Jatropha curcas. Análise de sementes. Temperatura.Resumo
Objetivou-se, neste trabalho a padronização do teste de germinação quanto à temperatura e a remoção do tegumento das sementes de pinhão-manso (Jatropha curcas L.). Para tanto, o teste de geminação foi realizado com quatro repetições de 25 sementes para cada tratamento. Os tratamentos foram dispostos no delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 4 x 2 (quatro temperaturas 20 ºC; 25 ºC; 20-30 ºC e 30 ºC, e dois tipos de sementes com e sem tegumento). A semeadura foi realizada em sistema rolo, umedecidos com volumes de água (mL), equivalentes a 2,5 vezes o peso do papel (g). Os tratamentos foram instalados em câmaras de germinação do tipo BOD sob regime de luz branca. Avaliou-se a germinação com contagens aos 10 e 15 dias do início do teste e índice de velocidade de germinação. De acordo com os resultados obtidos no presente trabalho, pode-se concluir que as sementes com tegumento apresentaram maior percentagem de germinação, sendo que a retirada do tegumento afeta negativamente a germinação e vigor das sementes. As temperaturas de 25 ºC e 30 ºC constantes são favoráveis a germinação e vigor das sementes, enquanto as temperaturas de 20 ºC constante e 20-30 ºC alternadas comprometem o desempenho na germinação e vigor das sementes de pinhão-manso.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).