CLASSIFICAÇÃO DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO UTILIZANDO QUATRO METODOLOGIAS DE CÁLCULO PARA A RAZÃO DE ADSORSÃO DE SÓDIO - I. REGIÃO DA CHAPADA DO APODI, RIO GRANDE DO NORTE
Palavras-chave:
RAS ajustada, RAS corrigida, RAS práticaResumo
Verificou-se as alterações na classificação da água de irrigação quando utilizadas diferentes metodologias de cálculo da Razão de Adsorção do Sódio (RAS) para avaliar o risco de sodicidade das águas para fins de irrigação da região da Chapada do Apodi, Rio Grande do Norte. Quinhentas análises de diferentes mananciais, provinientes do banco de dados do Laboratório de Análises de Água e Fertilidade do Solo, da Escola Superior de Agricultura de Mossoró, foram reavaliadas. Obervou-se que, em média, RASp < RAS < RASco < RASaj. Devido a essa variação nos valores médios, a classificação da água para irrigação pode mudar de acordo com a RAS utilizada para verificar o risco de sodicidade da água, ou seja, de acordo com a RAS utilizada, a água de irrigação pode estar boa ou não para ser utilizada. Isso foi verificado principalmente para as águas com elevado teor de sais. Assim, apenas 50,80% das águas de poços tubulares, 54,08% das águas de poços amazonas e 62,03% das águas de rio apresentaram a mesma classificação independentemente da metodologia de cálculo utilizada.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Autores que publicam na Revista Caatinga concordam com os seguintes termos:
a) Os Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
b) Os Autores têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Os Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).