Monitoramento De Desempenho Do Sistema Fotovoltaico Conectado À Rede Elétrica Do Instituto Federal Do Rio Grande Do Norte Campus Pau Dos Ferros.

Autores

  • José Henrique Maciel de Queiroz UFERSA/Centro Multidisciplinar Pau dos Ferros
  • José Flávio Timoteo Júnior UFERSA/Centro Multidisciplinar Pau dos Ferros
  • Rogério de Jesus Santos UFERSA/Centro Multidisciplinar Pau dos Ferros

Resumo

A utilização da energia solar em suas mais diversas formas vem crescendo rapidamente nos últimos anos e o território brasileiro é bastante favorável a essa nova tendência. Dessa forma, o enfoque desta pesquisa deu-se ao emprego da energia solar na geração de eletricidade, em escala de minigeração distribuída. Por dispor de uma usina de geração do tipo citado, o IFRN campus Pau dos Ferros foi escolhido como cenário principal do estudo. Realizou-se então, um monitoramento do desempenho e do rendimento que no primeiro mês foi 5,83 MWh em julho, no segundo 4,57 MWh e no terceiro mês foi de 17,05 MWh. Evidenciando assim a eficiência do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-05-18

Como Citar

Queiroz, J. H. M. de, Timoteo Júnior, J. F., & Santos, R. de J. (2017). Monitoramento De Desempenho Do Sistema Fotovoltaico Conectado À Rede Elétrica Do Instituto Federal Do Rio Grande Do Norte Campus Pau Dos Ferros. Anais Do Encontro De Computação Do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA (ISSN 2526-7574), 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufersa.edu.br/ecop/article/view/7066