Ampliando as Oportunidades por Meio do Desenvolvimento de Competências Técnicas Com Programação Aplicada: Um relato de Experiência

Authors

  • Luı́s Lucilândio de Queiroz Mesquita
  • Francisco Leocassio da Silva
  • Jeferson Queiroga Pereira

Abstract

A sociedade contemporânea é marcada pelo uso cada vez mais constante de ferramentas digitais em diferentes contextos, seja através de vivências pessoais, escolares e/ou profissionais. No entanto, também é preciso considerar que parte da população não tem acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), culminando com sua exclusão social/digital. Com base nestas prerrogativas, o objetivo desta pesquisa é avaliar o projeto de extensão voltado para o ensino de conceitos básicos de programação, intitulado “Ampliando as Oportu- nidades por meio do Desenvolvimento de Competências Técnicas com Programação Aplicada”. No decurso do desenvolvimento deste estudo, realizaram algumas etapas, dentre as quais, a primeira consistiu em uma revisão de literatura, a segunda na aplicação de um questionário e a terceira, na análise descritiva e qualitativa dos dados. Com base nos resultados evidenciados, verificou-se que os estudantes avaliaram o projeto como bom e ótimo. Além disso, consideram que o conhecimento adquirido no curso vai servir para a sua vida, tanto pessoal, quanto acadêmica ou profissional. Levando em consideração esses aspectos, conclui- se que o curso é de suma importância para os estudantes, independente se vão seguir na área da computação ou não, pois, em um mundo cada vez mais intermediado pelos aparatos tecnológicos, ter conhecimentos básicos de programação pode representar um diferencial.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-03-16

How to Cite

Mesquita, L. L. de Q., Silva, F. L. da, & Pereira, J. Q. (2023). Ampliando as Oportunidades por Meio do Desenvolvimento de Competências Técnicas Com Programação Aplicada: Um relato de Experiência. Anais Do Encontro De Computação Do Oeste Potiguar ECOP/UFERSA (ISSN 2526-7574), 1(6), 1–4. Retrieved from https://periodicos.ufersa.edu.br/ecop/article/view/11824