PEDAGOGIA SOCIAL: UM POTENCIAL DE INCLUSÃO PARA IDOSOS
Palavras-chave:
Pedagogia Social, Inclusão, Terceira idade,Resumo
O presente artigo é fruto da experiência vivenciada na disciplina Estágio Supervisionado III, a qual é ofertada no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, a disciplina em questão, oportuniza aos futuros pedagogos a primeira experiência em espaços não escolares, sendo este um momento crucial para conhecermos o trabalho desenvolvido com o público da terceira idade. A partir dessa experiência pretendemos discutir o conceito de Pedagogia Social, relatar um pouco sobre a experiência vivenciada na Unidade de Convivência da Família-UCF, localizada no Bairro Barrocas na cidade de Mossoró-RN e discutir sobre a importância desses espaços para a inclusão de pessoas idosas. A metodologia empregada para a realização desse artigo baseia-se numa pesquisa de cunho bibliográfico por meio do mapeamento da literatura produzida no âmbito desta temática, além dos relatos de experiências que são fruto desta vivência. Os resultados apontam a importância da Pedagogia Social para o alcance dos sujeitos da terceira idade e da inclusão dos mesmos. Concluímos que o estudo é pertinente, pois a terceira idade é uma fase que exige total acompanhamento por meio de trabalhos que valorizam e fortalecem o sentimento de pertença da cultura dos idosos e a Pedagogia Social atua nessa perspectiva.
Downloads
Referências
CALIMAN, Geraldo. Pedagogia Social: seu potencial crítico e transformador. Revista de Ciências da Educação - UNISAL - Americana/SP - Ano XII - Nº 23 - 2º Semestre/2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes Curriculares da Pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p.843-876, out. 2006. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em: 08 de setembro de 2014.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez,
2004.
THOMPSON, Paul. A memória e o eu. In: A voz do passado: História oral. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).