PARADIGMAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CAMPO: METODOLOGIAS DIFERENCIADAS E PERCEPÇÕES NO PROCESSO DA CORPOREIDADE
Palavras-chave:
Formação de professores, Metodologia, Corporeidade,Resumo
Neste artigo será apresentada a experiência como professora das disciplinas de Língua Portuguesa, no Assentamento Nova Vida - Upanema/RN, e de Estágio Supervisionado no Projeto Pedagogia da Terra, promovido pela Universidade do Estado Rio Grande do Norte – UERN -, e no curso de Pedagogia nos assentamentos Oziel Alves, Boa Fé e Jurema/RN. E como paradigmas a formação de professores da zona rural, com enfoque no processo da corporeidade e nas metodologias vivenciadas em sala de aula nos assentamentos citados. Igualmente, são objetivos deste trabalho: compreender algumas práticas pedagógicas e outras diferenciadas da formação acadêmica dos professores que são assentados ou filhos de assentados; e perceber sua corporeidade na prática pedagógica. Como referenciais teóricos serão abordados as Diretrizes Curriculares Nacionais (1999), Maturana (2002), Molina (2004), Paulo Freire (1996), entre outros.
Downloads
Referências
BAGETTI, Vima e BASTOS, Fábio da Purificação de. Educação, movimentos sociais e formação de professores: o projeto CUIA no contexto da reforma agrária brasileira. IN: Revista do Centro de Educação. Edição: 2004, Vol. 29, Nº 01. HTTP://coralx.ufsm.br/revce/2004/01).
BRASIL/ Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil; Resolução n. 1, de 7/4/1999, Brasília: MEC, 1999.
_______, Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (CNE. Resolução CNE/ CEB 1/2002. Diário Oficial da União. Brasília, 9 de abril de 2002. Seção 1. p. 32).
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada. Alfabetização. Caderno pedagógico do PROJOVEM DO CAMPO. Saberes da Terra. Brasília: MEC/SECAD, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
MATURANA, H. VARELA, F. A árvore do conhecimento - As bases biológicas do entendimento humano. Campinas, Editorial PSY, 2001.
_______, Emoções e linguagens na educação e na política. Belo Horizonte: UFMG,2002.
MERLEAU-PONTY. M. Fenomenologia da percepção. SP: Martins Fontes, 2006.
MOLINA, R. Educação do campo. Cadernos de aula 1. Rio de Janeiro: IMAGO. 2004.
KOLYNIAK, Helena Marieta Rath. Uma abordagem psicossocial de corporeidade e identidade. Integração. Out/Nov/Dez. Ano XI, Nº1, 2002.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto político pedagógico da pedagogia da terra. Mossoró, RN, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).