O USO DE IMAGENS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE LIBRAS COMO L1 E LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 PARA OS SURDOS
Palavras-chave:
Língua de Sinais, Língua Portuguesa, Imagens,Resumo
As concepções mais atuais de ensino defendem que a língua deve ser tratada como atividade discursiva, enfatizando a linguagem como constitutiva do sujeito. Assim, as práticas de ensino para alunos surdos precisam envolvê-los em atividades socioculturais a partir da mediação do outro, professor. Neste ínterim, a Libras deve ser reconhecida e acolhida como a primeira língua e língua de instrução dos alunos surdos, sendo aquela que antecede e possibilita a construção da escrita por estes sujeitos, em Língua Portuguesa, considerada como segunda língua. Desse modo, é preciso pensar nas especificidades destes alunos, reconhecendo a importância do uso de imagens no ensino destas línguas. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar o relato de uma experiência desenvolvida a partir da parceria entre a professora do atendimento educacional especializado e professores especializados em Libras no contexto de uma escola de Ensino Fundamental de Natal/RN. Os alunos, ainda em processo de apropriação da Libras e da Língua Portuguesa, em sua modalidade escrita, apresentavam forte resistência para a aprendizagem da escrita. Frente ao exposto, desenvolvemos o projeto pedagógico “Cultura Surda: imagens que falam sobre...”, apoiando-nos no uso da fotografia como método de pesquisa, por meio do qual, objetivamos ofertar espaços de acolhimento e de desenvolvimento da capacidade visual dos alunos, propiciando a apropriação das duas línguas. Como resultados, os alunos ampliaram sua capacidade discursiva nestas línguas e os professores, por outro lado, tiveram a possibilidade de reorganizar suas práticas pedagógicas, considerando as especificidades dos alunos surdos e o uso das imagens.
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