INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E AIDS: A importância da inclusão social no contexto das pessoas soropositivas.
Palavras-chave:
AIDS, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, INCLUSÃO SOCIAL.Resumo
Na sociedade contemporânea, o ser humano cada vez mais se expõe, de maneira clara, a relações sexuais sem o uso devido de preservativos, pois acha que nunca irá se contaminar com algum tipo de doença sexualmente transmissível (DST). Mas é devido ao comodismo presente nas pessoas e a algumas outras causas que surgem tais doenças, dentre elas a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (HIV/AIDS). A presente pesquisa apresenta uma reflexão sobre a importância das instituições públicas no que diz respeito à inclusão social de pessoas soropositivas no contexto dessas instituições da sociedade. Tais equipamentos públicos são órgãos em que se materializam as políticas públicas. Como metodologia, foi efetuada a revisão bibliográfica acerca das relações sociais através da autora Douglas (1998), bem como pesquisas nos documentos de Dias (2010), Natividade e Camargo (2011), e também no documento da Declaração dos Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora do Vírus da AIDS (1989). Portanto é importante pensar a inclusão de pessoas soropositivas em meio às outras pessoas e aos profissionais, pois as instituições tem uma grande influência cultural dentro da sociedade, o que as faz possuir um papel fundamental na promoção da educação inclusiva para com pessoas soropositivas dentro da nossa realidade.
Downloads
Referências
DIAS, Adriana Viriato Fernandes. O pensamento científico e a construção de políticas públicas para a AIDS no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro, Setembro de 2010.
DOUGLAS, Mary. Como as Instituições Pensam. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998. 161p.
NATIVIDADE, Jean Carlos; CAMARGO, Brígido Vizeu. Representações sociais, conhecimento científico e fontes de informação sobre AIDS. Paidéia . 2011, vol.21, n.49, pp. 165-174.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).