PARA ALÉM DA ACESSIBILIDADE

Autores

  • Gisley Carla Castro da Silva IFRN
  • Hévila Islainy Castro da Silva UERN

Palavras-chave:

Acessibilidade, Inclusão, Adaptação.

Resumo

Este trabalho apresenta características, ações e discussões acerca da temática “Acessibilidade”, tendo por objetivo pôr em prática o discurso sobre a inclusão social, mais especificamente sobre a acessibilidade no Brasil e no espaço escolar. Dessa forma, abordaremos o tema de forma clara e objetiva, tendo como perspectiva a diferença dos sujeitos e as necessidades de cada um, mediante a adaptação dos espaços/ambientes físicos, também no que diz respeito ao âmbito social da questão. O referido trabalho apresenta aspectos relevantes para o público alvo, assim como para toda a sociedade, de forma a promover a quebra de barreiras, como o preconceito que está arraigado na atual conjuntura. Apresentamos estratégias e informações, de modo a obter resultados satisfatórios, no que diz respeito a mudanças de ideias, quando nos referimos a uma construção acessível. Dessa forma, a Construção Civil mostra-se como uma importante aliada aos movimentos sociais, de forma a colocar em prática – no que diz respeito ao espaço físico-estrutural – os direitos instituídos na lei, proporcionando o acesso e a permanência dos sujeitos no ambiente em que este está inserido.

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Biografia do Autor

Gisley Carla Castro da Silva, IFRN

Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Discente do curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia – CeT, cursando o 2º período pela Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA.

Hévila Islainy Castro da Silva, UERN

Discente do curso de Serviço Social, cursando o 6º período da Faculdade de Serviço Social - FASSO na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Referências

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988.
GARCIA, Carlos Alberto. SubPrograma Nacional para Trabalhadores Portadores de Deficiência. São Paulo: FUNDACENTRO, 2004.
TAVARES FILHO, J. P., MAZZONI, A. A. RODRIGUEZ, A .M. e ALVES, J. B. M. (2002). Aspectos ergonômicos da interação com caixas automáticos bancários de usuários com necessidades especiais características de idosos. In: Congresso Ibero latino americano de Informática Educativa Especial, 3. Anais em CD, Fortaleza - Brasil, 2002.

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Publicado

2015-03-02

Edição

Seção

RESUMOS EXPANDIDOS