PARA ALÉM DA ACESSIBILIDADE
Palavras-chave:
Acessibilidade, Inclusão, Adaptação.Resumo
Este trabalho apresenta características, ações e discussões acerca da temática “Acessibilidade”, tendo por objetivo pôr em prática o discurso sobre a inclusão social, mais especificamente sobre a acessibilidade no Brasil e no espaço escolar. Dessa forma, abordaremos o tema de forma clara e objetiva, tendo como perspectiva a diferença dos sujeitos e as necessidades de cada um, mediante a adaptação dos espaços/ambientes físicos, também no que diz respeito ao âmbito social da questão. O referido trabalho apresenta aspectos relevantes para o público alvo, assim como para toda a sociedade, de forma a promover a quebra de barreiras, como o preconceito que está arraigado na atual conjuntura. Apresentamos estratégias e informações, de modo a obter resultados satisfatórios, no que diz respeito a mudanças de ideias, quando nos referimos a uma construção acessível. Dessa forma, a Construção Civil mostra-se como uma importante aliada aos movimentos sociais, de forma a colocar em prática – no que diz respeito ao espaço físico-estrutural – os direitos instituídos na lei, proporcionando o acesso e a permanência dos sujeitos no ambiente em que este está inserido.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988.
GARCIA, Carlos Alberto. SubPrograma Nacional para Trabalhadores Portadores de Deficiência. São Paulo: FUNDACENTRO, 2004.
TAVARES FILHO, J. P., MAZZONI, A. A. RODRIGUEZ, A .M. e ALVES, J. B. M. (2002). Aspectos ergonômicos da interação com caixas automáticos bancários de usuários com necessidades especiais características de idosos. In: Congresso Ibero latino americano de Informática Educativa Especial, 3. Anais em CD, Fortaleza - Brasil, 2002.
GARCIA, Carlos Alberto. SubPrograma Nacional para Trabalhadores Portadores de Deficiência. São Paulo: FUNDACENTRO, 2004.
TAVARES FILHO, J. P., MAZZONI, A. A. RODRIGUEZ, A .M. e ALVES, J. B. M. (2002). Aspectos ergonômicos da interação com caixas automáticos bancários de usuários com necessidades especiais características de idosos. In: Congresso Ibero latino americano de Informática Educativa Especial, 3. Anais em CD, Fortaleza - Brasil, 2002.
Downloads
Publicado
2015-03-02
Edição
Seção
RESUMOS EXPANDIDOS
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).