Relato de experiência sobre a importância dos grupos de inclusão social para idosos e estudantes de enfermagem Faen- Uern.
Palavras-chave:
Inclusão Social, Idoso, Grupos.Resumo
Diante do aumento do número de idosos, e o decréscimo das taxas de natalidade e de mortalidade em esfera mundial surge á necessidade de construir meios de inserção social e ocupação para este estrato populacional, favorecendo para um envelhecimento ativo, possibilitando uma nova forma de ocupação, entretenimento e lazer, que é tão escasso nessa faixa etária. Neste caso, todas as esferas políticas tem a função de criar formas que promovam a saúde das pessoas idosas buscando explorar toda a capacidade do indivíduo e sua autonomia (OMS, 2005). Este trabalho tem como OBJETIVO: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem em atividades desenvolvidas junto ao grupo de idosos, para contribuir com ações de caráter social através de práticas educativas em saúde, culturais e de lazer, proporcionando desenvolvimento pessoal e social na terceira idade. METODOLÓGIA Participaram 76 pessoas, na faixa etária de 47 a 92 anos, na Casa Nossa Gente, localizados na Cidade de Mossoró RN. Com temas sugeridos pelos idosos, totalizando cinco encontros, utilizaram-se recursos audiovisuais, teatro e rodas de conversa, de tal modo que todos possam interagir. RESULTADOS E CONCLUSÕES. Identificou-se, que os idosos participantes das atividades veem os acadêmicos como facilitadores para sanar suas dúvidas pessoais e socializar seus conhecimentos e relatos de experiência. Portanto, concluiu-se que as ações desenvolvidas pelos acadêmicos são de relevância pessoal e social na vida de cada idoso participante, pois elas são janelas de conhecimentos.
Downloads
Referências
BITTAR, C; LIMA, LCV. O impacto das atividades em grupo como estratégia de promoção da saúde na senescência. Rev.Kairós Gerontologia, v.14, n.4, p.101-18, 2011.
DIAS, F.A.; TAVARES, D.M.S. Fatores associados à participação de idosos em atividades educativas grupais. Rev. Gaúcha enfermermagem. v. 34, n.2, p. 70-7, 2013.
MARTINS, Joseane de Jesus et al. Educação em saúde como suporte para a qualidade de vida de grupos da terceira idade. Rev. eletrônica de enfermagem, v.9,n.2,p.443-456.2007.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Envelhecimento ativo: uma política de saúde /World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. 60p.
RIZOLLI, D.; SURDI, A.C.; Percepção dos Idosos sobre grupos de terceira idade. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. v.13 n.2, s/p, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).