Um olhar sobre o processo inclusivo de crianças com deficiência em uma Unidade de Educação Infantil de Mossoró.
Palavras-chave:
Inclusão, Educação Infantil, Aprendizagem.Resumo
Este estudo representa um recorte da nossa monografia e trata de uma inquietação que temos em saber como é trabalhado o processo inclusivo de crianças com deficiência no Município de Mossoró. A temática foi escolhida através de um estágio que fomos contempladas pela Secretária de Educação Municipal de Mossoró como auxiliar de sala, para acompanhar crianças com deficiência em uma Unidade de Educação Infantil. Desde então, percebemos que alguns professores apresentam dificuldades em trabalhar com crianças com deficiência. Fomos despertadas para este tema também por termos um irmão com deficiência e desde a infância, convivemos com esta realidade da inclusão, e, mais tarde, nos deparamos com as discussões das disciplinas estudadas no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), como por exemplo, Educação para a Diversidade e Procedimentos de Intervenção nas Práticas Educativas, assim, o nosso interesse pela discussão foi fortalecido. Temos como objetivo geral compreender a visão das professoras em relação ao processo de inclusão de crianças em sala de aula. A pesquisa é qualitativa e bibliográfica, em que nos respaldamos em Garcia e Beaton (2004), e estudamos a Fundamentação Filosófica que trata dos Programas de Educação, e principalmente o RCNEI-NEE - Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Necessidades Educacionais Especiais - que aborda os direitos de todas as crianças a permanecerem na escola, desde seus primeiros anos de sua vida. Aplicamos também um questionário com duas pedagogas numa Unidade de Educação Infantil do Município de Mossoró. Dessa maneira, inferimos que a inclusão deve ser vista pelo docente não somente na perspectiva da integração de cada criança, mas com o propósito de incluir a todos em sala de aula.
Downloads
Referências
ARANHA, Maria Salete Fábio. Educação Inclusiva: a fundamentação filosófica. SEESP/MEC. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Especial, 2004.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Estratégias e Orientações para a educação com necessidades educacionais especiais. /Ministério da Educação-Brasília: MEC, 2000.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. – 8° ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).