A qualidade de vida no trabalho de portadores de necessidades especiais: um estudo de caso com técnico-administrativos da Universidade Federal Rural do Semi-árido
Palavras-chave:
Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), Portadores de Necessidades Especiais (PNE), Técnico-administrativos.Resumo
Este trabalho apresentou como premissa a investigação da qualidade de vida no trabalho - QVT de pessoas com necessidades especiais, tendo como base o modelo teórico de Walton (1973) para analisar a satisfação dessas pessoas em relação a aspectos considerados relevantes ao bom desenvolvimento de seu trabalho. A pesquisa foi direcionada aos servidores técnico-administrativos portadores de necessidades especiais de uma universidade pública federal e tem caráter descritivo, mediante estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA. O método de pesquisa adotado foi quantitativo e qualitativo, a partir da aplicação de questionário, o qual foi respondido por dez representantes de um grupo composto por catorze pessoas. A análise dos resultados permitiu depreender satisfatória qualidade de vida no trabalho para a classe analisada. Os fatores jornada de trabalho, oportunidades para realizar atividades desafiantes e criativas e da acessibilidade inclusiva nas instalações da instituição foram os que apresentaram algumas baixas médias. Ao serem inquiridos acerca dos fatores que são determinantes em sua qualidade de vida no trabalho, os servidores escolheram a estabilidade na instituição, liberdade de ação para execução do trabalho, desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional como fatores com um nível de maior satisfação para o grupo.
Downloads
Referências
LIMONGI-FRANÇA, A.C. Qualidade de vida no trabalho (QVT): conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MORAES, L.F.R.; MARQUES, A.L.; PEREIRA, L.Z. Implicações do treinamento na qualidade de vida e estresse no trabalho. Belo Horizonte: CEPEAD/FACE, 2002 (Relatório de pesquisa).
SASSAKI, Romeu Kazumi. Como chamar as pessoas que têm deficiência. São Paulo: RNR, 2003.
TOLFO, S.R.; PICCININI, V.C. A qualidade de Vida no Trabalho nas melhores empresas para trabalhar no Brasil: descompassos entre teoria e prática. Cap. 6. In:
SANT’ANNA, A.S.; KILIMNIK, Z.M. Qualidade de vida no trabalho: abordagens e fundamentos. Rio de janeiro: Elsevier; Belo Horizonte/MG: Fundação Dom Cabral, 2011.
WALTON, R. E. Quality of working life: what is it? Slow Management Review, v. 15, n. 1, p. 11-21, 1973.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).