A Relevância do estagiário mediador no processo de Inclusão Escolar: Práticas e experiências
Keywords:
Inclusão, Socialização, Profissionais Educacionais.Abstract
O presente trabalho consiste em apresentar a realidade de inclusão de alunos da rede pública com deficiências distintas, como paralisia cerebral e síndrome de down. Apontaremos também, a significância dos professores auxiliares como suporte de mediação entre o aluno especial e o professor titular. E, tomando como base nossas experiências, objetivamos fazer um breve relato de como esses alunos são aceitos nas escolas, levando em consideração seus colegas de classe, os quais são ditos “normais”. Em pesquisas feitas por alguns teóricos, no que diz respeito aos estudos de inclusão e socialização, percebemos a importância de o aluno com deficiente estar em contato com colegas da mesma faixa etária, isso porque se sentem mais seguras e a vontade para realizar tarefas atividades lúdicas. O processo de inclusão, principalmente na escola do aluno que possui paralisia cerebral, deu-se de maneira gradativa, isso talvez porque a turma seja de uma fase de adolescência que já possuem grupos fechados e de várias opiniões, pois esse aluno entrou na instituição de ensino meses após as aulas terem iniciado. Assim, percebemos que a inclusão ainda é um processo que precisa ser trabalhado nas salas de aula, pois ainda há evidentes preconceitos no meio social que precisa ser sanado e que, com o apoio dos educadores e a sociedade como um todo, poderá fazer o mundo mais digno e mais humano.Downloads
Download data is not yet available.
References
CAPELLINII, V.L.M.F; RODRIGUES, O.M.P,R. Recursos estratégias pedagógicas que favorecem a inclusão. Bauru: UNESP/FC, 2012.
CAPELLINII, V.L.M.F; RODRIGUES, O.M.P,R. Educação Inclusiva: um novo olhar para avaliação e o planejamento de ensino. Bauru: UNESP/FC, 2012
CAPELLINII, V.L.M.F; RODRIGUES, O.M.P,R. Cultura Inclusivas. Bauru: UNESP/FC, 2012.
CAPELLINI, V.L.M.F; RODRIGUES, O.M.P.R. Educação inclusiva:
Fundamentos históricos conceituais e legais. Bauru: UNESP/FC, 2012.
MANTOAN, M, T,E. Igualdade e diferenças nas escolas: olhares de futuras pedagogas. Unicamp,2007.
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-de-down acessado em 27/08/2015.
CAPELLINII, V.L.M.F; RODRIGUES, O.M.P,R. Educação Inclusiva: um novo olhar para avaliação e o planejamento de ensino. Bauru: UNESP/FC, 2012
CAPELLINII, V.L.M.F; RODRIGUES, O.M.P,R. Cultura Inclusivas. Bauru: UNESP/FC, 2012.
CAPELLINI, V.L.M.F; RODRIGUES, O.M.P.R. Educação inclusiva:
Fundamentos históricos conceituais e legais. Bauru: UNESP/FC, 2012.
MANTOAN, M, T,E. Igualdade e diferenças nas escolas: olhares de futuras pedagogas. Unicamp,2007.
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-de-down acessado em 27/08/2015.
Downloads
Published
2016-06-20
Issue
Section
ARTIGOS COMPLETOS
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).