Acessibilidade e inclusão no ensino superior na percepção de um deficiente visual
Keywords:
Acessibilidade, Ensino Superior, Inclusão, Deficiência Visual.Abstract
A preocupação com a inclusão social escolar universitária está claramente expressa em várias leis, normas, documentos resultantes de encontros, seminários e conferências sobre o tema. Estes são instrumentos atualizados na tentativa de realçar a importância em disponibilizar, às pessoas com necessidades educativas especiais, condições de aprendizado e desenvolvimento educacional igualitário. Neste artigo, realizado na Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP), é apresentado os resultados de um trabalho que teve como objetivo investigar o processo de inclusão e acessibilidade dos alunos em sala de aula, na instituição e na biblioteca universitária, na percepção do discente, com deficiência visual, diante de cada um dos sujeitos participantes do estudo. As observações, abordagens, análises de documentos administrativos, entrevistas envolvendo o discente com deficiência visual foram reveladoras de questões importantes que poderão fazer com que olhemos cada vez mais atentamente a inserção dos deficientes à sociedade acadêmica. Os resultados mostram como o aluno com necessidades especiais percebe seu processo de inclusão, dando uma descrição mais clara de como os sujeitos envolvidos no processo vivenciaram o primeiro contato com uma pessoa com necessidades educacionais especiais. Foram utilizados por base de fundamentação teórica autores como: SILVA (2011), STAINBACK (1999), MAZZONI (2001), entre outros que abordam a questão da acessibilidade mostrando, sobretudo, a importância em promover mudanças favoráveis que tornem acessível à inserção do deficiente visual no ensino superior bem como no seio da sociedade como um todo.
Downloads
References
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico. 8. ed. São Paulo: Atlas: 2007.
MAZZONI, Alberto Angel, et. al. Aspectos que interferem na construção da acessibilidade em bibliotecas universitárias. Ciência da Informação, Brasília, v.30, n.2, p.29-34, maio/ago. 2001. Disponível em:<www.scielo.br/pdf/ci/v30n2/6209.pdf.> Acesso em: 06 fev. 2014.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005. Disponível em:< https://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia_de_pesquisa_e_elaboracao_de_teses_e_disserta coes_4ed.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2014.
STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).