A importância do planejamento escolar para a elaboração de aulas de história e cultura africana e afro-brasileira
Keywords:
Planejamento, Lei 10.639/03, História, Cultura Afro-Brasileira e Africana.Abstract
No presente artigo discutiremos a importância do planejamento escolar na elaboração de aulas de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, nos debruçamos para elaboração deste em análises bibliográficas, sobretudo no Plano Nacional de Implementação de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O tema será abordado tendo em vista o pressuposto pela Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na educação básica, com objetivo de promover e valorizar a diversidade do povo brasileiro, bem como criar dispositivos que ... a discriminação. Tal legislação tornou-se um marco para a educação brasileira nos últimos anos, não apenas no que se refere ao ensino de História, mas também aos demais conteúdos.
Downloads
References
AFROEDUCAÇÃO, Site, A Lei Federal 10.639/03; Disponível em: http://www.afroeducacao.com.br/lei-10-639-03 Acesso em 07/06/15
BRASIL, “Lei 10.639/03 que altera a Lei no 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências” Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm acesso: 20/11/15
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Conteúdos e Métodos do Ensino de História. In. Ensino de história: fundamentos e métodos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008. p.57-96.
BOURDE, Guy; MARTIN, Hervé. O marxismo e a história. In: BOURDE, Guy; MARTIN, Hervé. As Escolas Históricas, Lisboa, Europa-América. São Paulo: Atlas, 1983. p.154-177.
BRASIL, Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, (Brasília) MEC, Art. 12-14. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. 2º Ed. Editora Pioneira. 2002. Vários
CAIMI, Flávia Heloísa. A base teórica: a relação entre paradigmas da História e metodologia de ensino. In.: Conversas e controvérsias: o ensino de história no Brasil (1980-1998). Passo Fundo: UPF, 2001. p.27-44.
COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. 4º Ed., Brasília. 1972.
FAUSTINO, Rosângela Célia; GASPARIN, João Luiz. A influência do positivismo e do historicismo na educação e no ensino de história. Maringá: Acta Scientiarum, 2001. p.157-166.
FONSECA, Thaís Nívia de Lima. A História do Ensino de História: objetos, fontes e historiografia. In.: História e Ensino de História. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p.15-28.
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo, Editora Edições. Loyola. 1985.
GONTIJO, Rebeca. Historiografia e ensino da história na primeira república: algumas observações. In. XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006.
HOBSBAWM, E. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Editora Cortez. 1994.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: MECSECAD/SEPPIR /INEP, 2005.
MENEGOLLA, Maximiliano. SANT’ANA, Ilza Martins. Porque Planejar? Como Planejar? Currículo e Área-Aula. 11º Ed. Editora Vozes. Petrópolis. 2001.
OBERSVATORIO DO PNE, 7.25 0 História e cultura afro-brasileira e indígena, Disponível em: http://www.observatoriopne.org.br/metas-pen;7aprendizado-adequando-flixo-adequando/estrategias/7.25-historia-e-cultura-afrobrasileira-e-indígena/programas-governo/plano-nacional-de-implementacao-das-diretrizes-curriculares-nacionais-para-educacao-das-relacoes-etnico-raciais-e-para-o-ensino-de-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-africana Acesso:25/11/2015
SIQUEIRA, Bárbara Bezerra; SOUZA, Juliana Rodrigues de. As transformações na historiografia e no ensino de história a partir do século XX. Disponível em: Disponível em: <<http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST03-Bárbara B. Siqueira e Juliana R. de Souza TC.PDF >>. Acesso em: 18 de jan. 2014.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico Cadernos Libertad-1. 7º Ed. São Paulo, 2000.
VEIGA, Cynthia Greive; FONSECA, Thais Nívia de Lima e. (Orgs.). História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).