Histórias de vidas: relatos, dificuldades e conquistas de um povo camponês.
Keywords:
Educação Popular, Formação de Professores, Círculo de Cultura.Abstract
Este trabalho resulta de uma atividade realizada pelo Grupo de Extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular – LEFREIRE, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, que consistiu em um círculo de cultura realizado com alunos jovens e adultos do Programa Mais Educação, na comunidade rural de Gangorra, no Município de Tibau – RN, objetivando estimulá-los a relatar um pouco sobre suas histórias de vida e vivenciar a troca de experiências entre os presentes. O trabalho está fundamentado especialmente nas teorias de Paulo Freire que tem a visão da educação como uma ferramenta libertadora, pois auxilia o ser humano se tornar consciente das suas ações enquanto sujeito. A metodologia utilizada teve caráter qualitativo e descritivo. O círculo de cultura foi realizado com assuntos referentes ao dia a dia dos alunos, tendo em vista a importância da utilização de elementos e de palavras daquele universo cultural. A experiência vivenciada teve resultados que contribuíram para a nossa formação, pois nos proporcionou aprender com as histórias de vida de um povo que enfrenta as dificuldades e desafios com coragem e dignidade.
Downloads
References
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 2001.
SOUZA, Maria Antônia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: IBPEX, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).