Histórias de vidas: relatos, dificuldades e conquistas de um povo camponês.

Authors

  • Karla Christiane de Góis Lira UERN
  • Renata Matos Coelho de Souza UERN
  • Hostina Maria Ferreira do Nascimento UERN

Keywords:

Educação Popular, Formação de Professores, Círculo de Cultura.

Abstract

Este trabalho resulta de uma atividade realizada pelo Grupo de Extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular – LEFREIRE, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, que consistiu em um círculo de cultura realizado com alunos jovens e adultos do Programa Mais Educação, na comunidade rural de Gangorra, no Município de Tibau – RN, objetivando estimulá-los a relatar um pouco sobre suas histórias de vida e vivenciar a troca de experiências entre os presentes. O trabalho está fundamentado especialmente nas teorias de Paulo Freire que tem a visão da educação como uma ferramenta libertadora, pois auxilia o ser humano se tornar consciente das suas ações enquanto sujeito. A metodologia utilizada teve caráter qualitativo e descritivo. O círculo de cultura foi realizado com assuntos referentes ao dia a dia dos alunos, tendo em vista a importância da utilização de elementos e de palavras daquele universo cultural.  A experiência vivenciada teve resultados que contribuíram para a nossa formação, pois nos proporcionou aprender com as histórias de vida de um povo que enfrenta as dificuldades e desafios com coragem e dignidade.

Downloads

Download data is not yet available.

References

FLEURI, R. M. A Questão do Conhecimento na Educação Popular. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2002.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 2001.
SOUZA, Maria Antônia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: IBPEX, 2007.

Published

2016-06-20

Issue

Section

ARTIGOS COMPLETOS