A pessoa com deficiência física: concepções e perpectivas da assistência na atenção básica de saúde
Keywords:
Pessoas com Deficiências, Acesso aos Serviços de Saúde, Assistência à Saúde.Abstract
O movimento de luta das pessoas com deficiência vem ganhando visibilidade nas últimas décadas, visto que esse grupo tem se reconhecido como cidadãos, superando os estigmas construídos pela sociedade, e buscando cada vez mais conquistas que permitam o pleno exercício do direito de ir e vir nos diversos espaços sociais. A partir disso, em concordância com os princípios do SUS e da Atenção Básica, muitas políticas públicas de saúde foram pensadas para a promoção da acessibilidade, equiparação de oportunidades e inclusão social dessa população. Assim, questiona-se quais as concepções e percepções da pessoa com deficiência física frente o acesso aos serviços de Atenção Básica de Saúde, que limitações este usuário identifica e como ele se apresenta a estes serviços. Objetiva-se com isso conhecer a clientela em pessoas com deficiência física usuárias da Atenção Básica de Saúde, em cinco unidades básicas de saúde (UBS) de Mossoró, suas percepções e concepções acerca da assistência ofertada neste âmbito. A presente pesquisa é exploratória de abordagem qualitativa, com a coleta de dados desenvolvida a partir de visitas domiciliárias às pessoas com deficiência física das áreas adstritas às unidades básicas de saúde, acompanhadas dos Agente Comunitários de Saúde (ACS), para aplicação de uma entrevistada semiestruturada. Percebeu-se como principais barreiras de acesso, as referentes à arquitetura e urbanização relativa a presença de portas estreitas, calçadas desniveladas, má pavimentação das ruas e rampas de tamanho irregular. Portanto, compreende-se a necessidade de trabalhar essa temática cada vez mais para suscitar discussões, desde a academia, que despertem o interesse dos futuros profissionais de saúde à busca de conhecimento sobre as pessoas com deficiência, suas fragilidades e potencialidades, e sobre a atuação da equipe de saúde da família na luta por acessibilidade universal, igualdade de oportunidades e no processo de conquista da inclusão social plena.
Downloads
References
IBGE. Censo demográfico 2010 - Pessoas com deficiência. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/> . Acesso em: 24 ago. 2012.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração dos direitos das pessoas deficientes. 1975. Disponível em <http://www.eerp.hpg.com.br/ddpd.htm>. Acesso em: 02 ago. 2014.
RESENDE, A. P.; VITAL, F. M. P. (Org.) A Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência Comentada. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2008. 164p.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).