O encontro com alunos com necessidades educacionais especiais no curso de Pedagogia da Uern: relato de experiência
Keywords:
Alunos com Deficiência, Prática Pedagógica, (Auto) Biografia.Abstract
Este estudo representa um recorte de minha dissertação de mestrado redimensões pessoais e profissionais da prática pedagógica na docência universitária: narrativas (auto) biográficas e tem como objetivo expor e refletir sobre a formação e o redimensionamento da minha prática pedagógica na interação com alunos com deficiência como professora dos cursos de Pedagogia e Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O presente artigo é de natureza qualitativa baseado em Bogdan e Biklen (1994) e se constitui em uma pesquisa de cunho (auto) biográfico, em que me embasei em Josso (2010) e Zabalza (2004). Escolhi a pesquisa (auto) biográfica por ser entendida como dispositivo reflexivo na formação docente, pois o professor, ao narrar suas experiências profissionais, transforma as representações de si e de sua prática pedagógica (PASSEGGI, 2008). Na produção dos dados, faço a análise dos meus diários (auto) biográficos sobre as aulas ministradas para alunos com deficiência. No curso de Pedagogia, atuei com dois alunos surdos, na disciplina de Educação Especial e Inclusão no oitavo período, em 2011, e no curso de Geografia, ministrei aula para uma aluna cega, na disciplina de Fundamentos da Educação no segundo período, em 2012. Os resultados sugerem que os professores também se formam na interação diária com os alunos, pois, eles mesmos, nos mostram de que maneira devemos trabalhar com eles. Constatei que a pesquisa (auto) biográfica provoca reflexões sobre a nossa própria prática docente, na interação com os alunos e com os professores mais experientes.
Downloads
References
GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança educativa. Portugal: Porto, 1999.
JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. 2. ed. rev. e amp. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. Tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira.
PASSEGGI, Maria da Conceição (Org).Tendências da pesquisa (auto) biográfica. Natal, RN: EDUFRN. São Paulo: Paulus, 2008.
PIMENTEL, Susana Conto. Formação de professores para a inclusão: saberes necessários e percursos formativos. In: MIRANDA. Theresinha Guimarães; Filho. Teófilo Alves Galvão (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012, p. 139 – 155.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 3. ed. Campinas. São Paulo: Papirus, 1994.
ZABALZA. Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artemed, 2004. Tradução de Ernani Rosa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).