Educação popular: experiências formativas na educação de jovens e adultos
Keywords:
Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos, Aprendizagem.Abstract
A pesquisa na formação docente é permeada por atribuições que competem ao professor habilidades e saberes que fomentam o fazer docente. O estudo em pauta permite uma observação direta ao contexto da educação popular, em espaços de atuação para procedimentos de descobertas e conhecimentos práticos da realidade, permitindo desta forma a construção de uma identidade profissional e a reflexão diante dos processos formativos inerentes a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O principal objetivo desse trabalho é apresentar o contexto da educação de jovens e adultos, a partir de uma atividade de campo propiciada pela disciplina Concepções e Praticas da Educação de jovens e adultos, ministrada no sétimo período, do curso de Pedagogia-UERN. Para tanto, a pesquisa se desenvolveu em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Mossoró- RN, através de uma pesquisa de campo, como método, a observação e entrevista coletiva com professores da EJA. Para contextualização teórica amparamo-nos em autores como: Freire (1996) e aportes legais como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Resolução CNE/CEB nº 1/2000). A pesquisa, em geral, nos permitiu compreender que a educação popular no contexto da educação de jovens e adultos, é um modelo de ensino que valoriza os saberes prévios dos educandos e suas realidades culturais. Além disso, estimula o diálogo e a participação ativa na comunidade. Assim, valoriza os sujeitos inerentes das camadas populares com uma melhor leitura de mundo e iniciativa crítica nas relações sociais existentes entre os pares. Os resultados esclarecem que os professores possuem práticas pedagógicas bem articuladas e com conteúdos que mais se aproximam da realidade dos sujeitos envolvidos. Contatamos que priorizam a questão textual, enfatizando assim a importância da leitura de signos e do mundo.
Downloads
References
______.Conselho Nacional de Educação: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer CEB nº 11/2000, 2000.
FREIRE, Paulo Educação como Pratica da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra,
2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).