Educação popular: experiências formativas na educação de jovens e adultos

Autores

  • Neurivania Moura de Andrade UERN
  • Glisielly Kadja de Oliveira Rocha UERN
  • Antônia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira UFRN

Palavras-chave:

Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos, Aprendizagem.

Resumo

A pesquisa na formação docente é permeada por atribuições que competem ao professor habilidades e saberes que fomentam o fazer docente. O estudo em pauta permite uma observação direta ao contexto da educação popular, em espaços de atuação para procedimentos de descobertas e conhecimentos práticos da realidade, permitindo desta forma a construção de uma identidade profissional e a reflexão diante dos processos formativos inerentes a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O principal objetivo desse trabalho é apresentar o contexto da educação de jovens e adultos, a partir de uma atividade de campo propiciada pela disciplina Concepções e Praticas da Educação de jovens e adultos, ministrada no sétimo período, do curso de Pedagogia-UERN. Para tanto, a pesquisa se desenvolveu em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Mossoró- RN, através de uma pesquisa de campo, como método, a observação e entrevista coletiva com professores da EJA. Para contextualização teórica amparamo-nos em autores como: Freire (1996) e aportes legais como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (Resolução CNE/CEB nº 1/2000). A pesquisa, em geral, nos permitiu compreender que a educação popular no contexto da educação de jovens e adultos, é um modelo de ensino que valoriza os saberes prévios dos educandos e suas realidades culturais. Além disso, estimula o diálogo e a participação ativa na comunidade. Assim, valoriza os sujeitos inerentes das camadas populares com uma melhor leitura de mundo e iniciativa crítica nas relações sociais existentes entre os pares. Os resultados esclarecem que os professores possuem práticas pedagógicas bem articuladas e com conteúdos que mais se aproximam da realidade dos sujeitos envolvidos. Contatamos que priorizam a questão textual, enfatizando assim a importância da leitura de signos e do mundo.

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Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9394, de 26 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.

______.Conselho Nacional de Educação: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer CEB nº 11/2000, 2000.

FREIRE, Paulo Educação como Pratica da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra,

2002.

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Publicado

2016-06-20

Edição

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RESUMOS EXPANDIDOS