Feminismo: história, luta de classe e construção teórica
Keywords:
Subordinação Feminina, Movimento Feminista, Desigualdades de Gênero.Abstract
O presente trabalho apresentou uma importante discussão acerca do movimento feminista, resgatando sua história, lutas e construções teóricas acerca da subordinação e opressão feminina. O (A) leitor (a) será levado (a) à aproximar-se da construção de uma visão crítica acerca da realidade de desigualdades presente na vida das mulheres. Abordar-se-á os importantes estudos sobre as desigualdades com relação aos gêneros, liderados pelas teóricas feministas no entuito da compreenssão do que está por trás da realidade de subordinação e opressão feminina, direcionando-se à busca da igualdade entre os sexos. Explanar-se-á que o movimento feminista através da construção do conceito de gênero desconstroi a visão acerca das desigualdades entre os sexos como algo natural, e através dessa desnaturalização constroi caminhos que conduzem à sua transformação e à libertação da subordinação e opressão da vida das mulheres.
Downloads
References
LEVATTI, Giovanna Eleutério. "Um breve olhar acerca do Movimento Feminista". Bauru: UNESP, 2011.
PISCITELLI, Adriana. “Recriando a (categoria) Mulher?”. In: Leila Algranti (org.) “A prática Feminista e o Conceito de Gênero”. Textos Didáticos, nº 48. Campinas, IFCH-Unicamp, 2002, pp. 7-42.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).