As diversidades vão à escola: gênero, sexualidade e os embates contemporâneos.
Keywords:
Práticas Educativas, Gênero, Diversidade SexualAbstract
Este trabalho é fruto de intervenções pedagógicas, análises conjunturais e avaliação da disciplina de Práticas Pedagógicas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido cuja temática trabalhada foi Gênero e Sexualidade, desenvolvida na Escola Estadual Aida Ramalho, na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte. A atividade realizada serviu como fomento para a problematização e o entendimento de que a educação brasileira desde seu período colônia tem como base uma política educacional segregadora e influenciada pelos costumes religiosos, em que pese todas as lutas por uma educação laica. Este direcionamento educacional molda comportamentos baseados, muitas vezes, em moralismos conservadores que, apesar de um discurso de união entre as pessoas, não respeita a diversidade e suas liberdades. Pensando sobre esta realidade, objetivamos fomentar o debate sobre gênero, sexualidade e direitos reprodutivos na escola, pensando sobre a ausência que permeia tanto os materiais didáticos quanto a formação de professores/as. Pensando numa perspectiva metodológica que dialogue a realidade com a necessidade de mudança, optamos pela pesquisação como ferramenta analítica. A prática pedagógica proposta foi importante na identificação dos conhecimentos prévios dos/as estudantes/as, que demonstraram em sua maioria desconhecimento sobre a temática e como a estrutura machista, racista, patriarcal e fundamentalista é um desafio metodológico para a construção de uma educação que abrace as diversidades.
Downloads
References
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde e prevenção nas escolas : guia para a formação de profissionais de saúde e de educação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.
Meyer, Dagmar E. E. RIBEIRO, C. M. RIBEIRO, P. R. M. GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO.‘OLHARES’ SOBRE ALGUMAS DAS PERSPECTIVAS TEÓRICOMETODOLÓGICAS QUE INSTITUEM UM NOVO G.E. 27ª Reunião Anual da ANPEd. 2004.
Louro, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista / Guacira Lopes Louro - Petrópolis, RJ : Vozes, 1997.
PINHEIRO, I. G. GURGEL, Telma. ALMEIDA, Janaiky Pereira. SAÚDE SEXUAL E DIREITOS REPRODUTIVOS DE ADOLESCENTES: desafios metodológicos para escolas públicas em Mossoró. 2013.
SILVA JR, JONAS ALVES DA. SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. Revista tema em Educação [PPGE-UFPB] v. 1, n. 2 (2011): Multitemático [eISSN 2237-1451]. 2011.
SILVA, L. M. M.SANTOS, S. P. Sexualidade e Formação Docente: representações
de futuros professores/as de Ciências e Biologia. 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).