“Um inimigo em comum”: o patriarcado como categoria explicativa da opressão às mulheres e aos sujeitos lgbt
Keywords:
Heterossexualidade, Mulheres, Patriarcado, Sujeitos Lgbt.Abstract
O presente artigo tem por finalidade problematizar como o patriarcado, enquanto sistema de dominação dos homens sobre as mulheres, oprime tanto esta categoria quanto os sujeitos LGBT. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica para compreendermos como o patriarcado se estrutura, por exemplo, através da heterossexualidade, que controla o corpo e a sexualidade das mulheres, impondo um regime de orientação sexual “legítimo”, que discrimina e invisibiliza as diversas formas de vivências das relações afetivo-sexuais e identidade de gênero de mulheres e homens. No decorrer do artigo situamos a importância da compreensão das dimensões de classe, “raça” e gênero como organicamente articuladas e fundamentais para analisarmos a condição de dominação das mulheres e dos sujeitos LGBT. O domínio do homem sobre o corpo e a sexualidade das mulheres no interior das relações patriarcal-racista-capitalistas torna-se funcional à reprodução desse modo de produção na medida em que mantém o regime da perpetuação da propriedade privada e da herança. Nessa esteira, a opressão aos sujeitos LGBT ocorre devido a imposição do heterossexismo, um dos eixos de sustentação do patriarcado, que nega a diversidade sexual e de gênero como um dimensão constitutiva da vida humana, por não ter a finalidade de procriar. Concluímos, portanto, que o patriarcado é um dos obstáculos que impede a libertação das mulheres e dos sujeitos LGBT nas mais diversas esferas da vida social, especificamente, na vivência e exercício de autonomia sobre sua sexualidade.
Downloads
References
CISNE, Mirla. Feminismo e consciência de classe no Brasil. São Paulo: Cortez, 2014.
______; SANTOS, Silvana Mara de Morais. Movimentos feministas e pela liberdade de orientação e expressão sexual: relações com a luta de classes no Brasil de hoje. In: ABRAMIDES, Maria Beatriz; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Movimentos Sociais e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2015.
DELPHY, Christine. Patriarcado (teorias do). In: Helena Hirata...[et al.] (orgs.). Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
OKITA, Hiro. Homossexualidade: da opressão à libertação. São Paulo: Editora Sundermann, 2007.
SAFFIOTI, Heleieth I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987. (Coleção polêmica).
SANTOS, Silvana Mara Morais. OLIVEIRA, Leidiane. Igualdade nas relações de gênero na sociedade do capital: limites, contradições e avanços. Revista Katálisys. Florianópolis v. 13 n. 1 p. 11 a 19 jan./jun. 2010.
WELZER-LANG, Daniel. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia.
Revista Estudos Feministas, ano 9, n. 2, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).