A invisibilidade de imagens da violência real na construção negativa da identidade negra no filme:“bonitinha, mas ordinária”
Keywords:
Identidade Negra, Cinema, Antropologia Visual.Abstract
A proposta desse trabalho é abordar a questão da identidade negra no cinema na partir de análises voltadas para a desconstrução de estigmas e estereótipos que contribuem para a não valorização da pessoa negra. Esse trabalho também pretende contribuir de forma efetiva para a valorização da população afrodescendente com o seu real valor como parte integrante da história, da cultura e do desenvolvimento do país. A escolha do filme é por ele ter sido lançado em três épocas distintas (1963, 1981 e 2014), mas sempre com a mesma abordagem negativa em se tratando dos personagens negros. Nesse trabalho dos detivemos com a edição da década de 80. A partir de três recortes de cena pretendemos, embasados em autores que trabalham a questão da identidade negra e da antropologia visual, enriquecer a discussão contribuindo, dessa forma, para a valorização das pessoas negras com o resgate do real sentido da identidade negra no Brasil.
Downloads
References
FERRO, M. O filme: uma contra-análise da sociedade?. IN: LE GOFF, J, NORA, P. (orgs). Histórias: novos objetos. Trad.: Terezinha Marinho. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro. Livros Técnicos e Científicos Ed., 1989.
HALL, Stuart. Diáspora: identidade e mediações culturais. Liv Sovik (org). Tradução de Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte. Editora UFMG, Brasília. Representação da Unesco no Brasil, 2003.
___________. A identidade cultural da pós-modernidade. São Paulo. DP&A Editora, 2002.
MASSIMO, Canevacci. Antropologia do Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1990.
REZENDE, Claudia Barcelos. A empregada na televisão. Cadernos de Antropologia e Imagem 5 (2), p.73-91, 1997.
SILVA, Emanoel Freitas. Educação, identidade e relações étnico-raciais. Mossoró, Edufersa, 2014.
Visionamento: De Oton Lara Resende, Bonitinha, mas ordinária.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).