A invisibilidade de imagens da violência real na construção negativa da identidade negra no filme:“bonitinha, mas ordinária”

Authors

  • José Francisco dos Passos Junior UFERSA
  • Silésia Maria Sales Passos UFERSA

Keywords:

Identidade Negra, Cinema, Antropologia Visual.

Abstract

A proposta desse trabalho é abordar a questão da identidade negra no cinema na partir de análises voltadas para a desconstrução de estigmas e estereótipos que contribuem para a não valorização da pessoa negra. Esse trabalho também pretende contribuir de forma efetiva para a valorização da população afrodescendente com o seu real valor como parte integrante da história, da cultura e do desenvolvimento do país. A escolha do filme é por ele ter sido lançado em três épocas distintas (1963, 1981 e 2014), mas sempre com a mesma abordagem negativa em se tratando dos personagens negros. Nesse trabalho dos detivemos com a edição da década de 80. A partir de três recortes de cena pretendemos, embasados em autores que trabalham a questão da identidade negra e da antropologia visual, enriquecer a discussão contribuindo, dessa forma, para a valorização das pessoas negras com o resgate do real sentido da identidade negra no Brasil.

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References

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Visionamento: De Oton Lara Resende, Bonitinha, mas ordinária.

Published

2016-06-20

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