A Educação Popular enquanto mecanismo de fortalecimento das lutas sociais: a atuação do projeto ser-tão nos acampamentos do mst.
Keywords:
Educação Popular, Empoderamento, Acampamentos.Abstract
Esse trabalho tem como objetivo discutir a educação popular enquanto mecanismo de fortalecimento das lutas sociais e empoderamento do povo oprimido. Para tanto, analisaremos as formações político sociais, sob a perspectiva da educação popular, realizadas pelo Projeto de Extensão Ser-Tão nos acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST. O referido projeto é vinculado a Faculdade de Direito, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, e desenvolve ações de assessoria jurídica popular e educação popular juntos aos movimentos sociais e comunidades vulneráveis de Mossoró e região. Como procedimentos metodológicos utilizamos a pesquisa ação, tendo em vista o fato de estarmos diretamente inseridos no processo de intervenção a ser analisado, bem como a pesquisa bibliográfica, nos respaldando na análise das obras de autores como Paulo Freire (1987, 2001, 2002), Carlos Rodrigues Brandão (2006), Adriano Nogueira (1993), dentre outros. Além disso, realizamos entrevistas com militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, como forma de avaliar a intervenção do Projeto Ser-Tão na formação política e social das/os acampadas/os. Os resultados obtidos nos demonstraram que as formações facilitadas pelos membros do Ser-Tão contribuíram para o empoderamento das/os militantes, e consequentemente, para o fortalecimento do movimento na região.
Downloads
References
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_____________. Educação como prática da liberdade. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
_____________. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra. 2002.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 4. ed. Petrópolis: 1993.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).