Mãos que narram: (auto) biográfica de discentes surdos da Uern
Keywords:
Ensino Superior, Inclusão, Surdos.Abstract
Na perspectiva de valorizar a cultura surda, seus sujeitos, histórias de vida, lutas, identidade, traçamos como objetivo geral desse artigo refletir sobre os saberes e experiências da inclusão de alunos surdos na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)- Campus Central- Mossoró/RN. Esta pesquisa vislumbrou aquecer a discussão de inclusão na academia, mobilizar os saberes, concepções positivistas de alguns educadores do modelo de aluno “perfeito”, turma homogênea e defender a diversidade e inclusão de surdos nos espaços sócias, e dentre eles o escolar. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, método (auto)biográfico, em que os sujeitos se autonarram, formam e reformam-se nesse processo de purgação. Os sujeitos são dois surdos que através das mãos narram suas histórias de vida. A fundamentação teórica está alicerçada em: Mantoan (2006); Lodi e Lacerda (2010); Sassaki (1997); Skliar (2005), Passaggi (2008). A pesquisa deseja apresentar os relatos dos alunos, a fim de dar oportunidade de vez e voz a eles para que revelem suas vivências, aprendizados, dificuldades, possibilidades, vitórias, apoios, interações com os colegas de turma, relaçãoões com os professores, metodologias, e aprendizados. Valorizar a cultura surda, sua identidade e, principalmente, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Downloads
References
MANTOAN, Maria Teresa Edler. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?2 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativa autobiográfica: uma prática reflexiva na formação docente. Trabalho publicado nos Anais do II Colóquio Nacional da AFIRSE – UNB – set/2003.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2005, 3 ed.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).