A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ/RN: AVANÇOS, IMPASSES E PERSPECTIVAS
Keywords:
Educação étnico-racial, Preconceito, DiscriminaçãoAbstract
O presente trabalho apresenta resultados parciais da pesquisa sobre a implementação da Lei 10.639/2003 nas escolas públicas de ensino médio em Mossoró/RN. A referida pesquisa, aprovada pelo Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte para o período de 2015-2016 tem como objetivo precípuo investigar o processo de consolidação institucional da Lei 10.639/2003 nas escolas de ensino médio em Mossoró/RN, por meio da análise dos Projetos Político Pedagógico, formação docente e práticas educativas desenvolvidas na sala de aula e ambiente escolar. Busca articular as iniciativas de promoção da igualdade étnico-racial e de enfrentamento as diferentes formas de preconceito racial, racismo e discriminação racial desenvolvidas no interior das escolas com os eixos estratégicos que compõem a base estruturante do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-Raciais e para o Ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira. Além da Lei 10.639/2003, apoia-se também na Resolução 01/2004 do Conselho Nacional de Educação e no Parecer CNE/CP nº 03/2004 que orientam as instituições de ensino quanto as suas atribuições e responsabilidades. Neste trabalho a discussão se dá a partir da presença das diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais, para o ensino de história da África e da cultura afro-brasileira nos projetos pedagógicos de escolas públicas do ensino médio.
Downloads
References
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
______. Lei 9394/96, 20 de dezembro de 1996: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Trad.: Reynaldo Bairão. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
COSTA, Ana Maria Morais. Educação para a Cidadania e Ensino Superior. 2011. F. 168. Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Os desafios da Construção de um Sistema Nacional de Educação. Plano Nacional de Educação. Núcleo de Educação, Cultura e Desporto. Congresso Nacional, Brasília, DF: 2011.
DAGNINO, Evelina. A emergência de uma nova cidadania. In: DAGNINO. Evelina (org.) Anos 90 – Política e Sociedade no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1994.
DURHAN, E. Movimentos Sociais e construção da cidadania. Novos Estudos. N. 10, pp 24-30. CEBRAP, 1984.
GOHN, Maria da Gloria. História dos Movimentos e Lutas Sociais: A construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Loyola, 1995.
SANTOS, Boaventura de Sousa. (org.) Reconhecer para Libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).