CÍRCULO DE CULTURA DO LEFREIRE/UERN: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DO SABER E DO FAZER
Keywords:
Círculos de cultura. Paulo Freire. Educação PopularAbstract
Inspirado nas ideias de Paulo Freire, o LEFREIRE – Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular – Grupo de Extensão da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, realiza círculos de cultura, atividades de caráter popular através das quais busca interpretar e compreender, alguns dos principais conceitos desvelados pelo autor. Fundamentado em Freire(2016), Kossy(2002) e Nascimento(2011), este artigo objetiva discutir sobre quais as aproximações e os distanciamentos entre a nossa prática e a epistemologia freireana. Apresentamos dois círculos de cultura realizados na comunidade da Gangorra, Município de Tibau, Rio Grande do Norte, apontando a utilização da imagem com dispositivo de resgate da memória dos participantes e ferramenta de problematização dos saberes nela presentes. Percebemos que o distanciamento entre o que queremos e o que podemos fazer no tempo disponível academicamente para a pesquisa e a extensão induz à definição de recortes para olhar uma determinada situação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2017-10-10
Issue
Section
ARTIGOS COMPLETOS - GT 2
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).