O USO DA LUDOPEDAGOGIA ATRAVÉS DAS MESAS DIGITAIS NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE
Keywords:
Lúdico. Sala de AEE. Educação.Abstract
O presente estudo discorre sobre o uso significativo da ludopedagogia através das mesas digitais nas salas de Atendimento Educacional Especializado - AEE. O referido trabalho enfatiza as brincadeiras durante o desenvolvimento infantil como fontes de descobertas e transformações no desempenho psicomotor, emocional, intelectual e cognitivo das crianças, favorecendo a apropriação dos conhecimentos e promovendo ambientes de ensino-aprendizagem que propiciem o desenvolvimento da criança. Nas salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE, essa prática objetiva estabelecer de forma sistemática e planejada, momentos de diversão e aprendizado, alinhados às diretrizes educacionais vigentes. Fundamentamos esse artigo com autores como CARNEIRO (2007), GUERRA (2008), BRAGA JUNIOR e BELCHIOR (2015) e outros autores desta área de estudo. A sala de AEE da Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura conta com duas mesas digitais norteando o trabalho pedagógico, atendendo as necessidades individuais e igualdade de condições para o acesso e a permanência do educando no âmbito escolar.Downloads
Download data is not yet available.
References
CARNEIRO, Robson A. O. Ludopedagogia: a arte de ensinar. 2007. Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/pedagogia/ludopedagogia.htm. Acesso em 05 de abril de 2017.
CORDAZZO, Sheila T. D. et al. A Brincadeira e suas Implicações no Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento. In Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro: UERJ, 2007.
FROEBEL. Friedrich A. A Educação do homem. Tradução de Maria Helena Câmara Bastos. Passo Fundo: UPF, 2001.
PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Editora Fundo de Cultura S/A. Lisboa, 1967.
SOBRAL, Alissandra S. S. et al. A Ludopedagogia como Instrumento Pedagógico: o papel do professor nesse contexto. Sergipe: 2011. Disponível em: http://www.educonufs.com.br/ Acesso em 15 de abril de 2017.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O brincar na escola: Metodologia Lúdicovivencial, coletâneas de jogos, brinquedos e dinâmicas. 2 ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 2011.
CORDAZZO, Sheila T. D. et al. A Brincadeira e suas Implicações no Processo de Aprendizagem e Desenvolvimento. In Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro: UERJ, 2007.
FROEBEL. Friedrich A. A Educação do homem. Tradução de Maria Helena Câmara Bastos. Passo Fundo: UPF, 2001.
PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Editora Fundo de Cultura S/A. Lisboa, 1967.
SOBRAL, Alissandra S. S. et al. A Ludopedagogia como Instrumento Pedagógico: o papel do professor nesse contexto. Sergipe: 2011. Disponível em: http://www.educonufs.com.br/ Acesso em 15 de abril de 2017.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O brincar na escola: Metodologia Lúdicovivencial, coletâneas de jogos, brinquedos e dinâmicas. 2 ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 2011.
Downloads
Published
2017-10-10
Issue
Section
ARTIGOS COMPLETOS - GT 1
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).