INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA: ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DA INICIAÇÃO À PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO
Keywords:
Educação. Inclusão Social. Formação de Professores.Abstract
O presente trabalho objetiva apresentar uma pesquisa de conclusão de curso em andamento durante a formação de professores do curso de Educação do Campo, cujo título é “Educação inclusiva: formação de professores da Escola Estadual José Rufino em Angicos - RN”, onde pretende-se analisar o processo de formação dos professores da escola aludida, na perspectiva da educação inclusiva. Parto da premissa teórica elaborada por (FERREIRA e ORLANDI, 2014), que mostram o discurso constituído e constitutivo do social e dado à materialização na linguagem, como também a importância da formação de professores no atendimento educacional especializado (PRETI, DIAS). Metodologicamente este trabalho está sendo desenvolvido através de formulários online com os docentes da mesma Escola. Como resultados parciais têm-se que a escola busca realizar um atendimento educacional especializado. Concluímos que é necessário a qualificação do docente, pois é um ponto fundamental para a efetivação da política de inclusão social na escola.Downloads
Download data is not yet available.
References
BAPTISTA, Claudio Roberto, PEDÓ, Priscila Martini. Atendimento educacional especializado: uma análise sobre pesquisa em universidades brasileiras (2002-2012). Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES 25. 2013
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho e RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Educação inclusiva: fundamentos históricos, conceituais e legais. Bauru: UNESP/FC, 2012. Coleção: Práticas educacionais inclusivas.201 p.il.V. 2
FERREIRA, Eliana Lucia, ORLANDI, Eni P. Discursos Sobre a Inclusão. Niteroi. Intertexto, 2014
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Igualdade e diferenças nas escolas: olhares de futuras pedagogas. Campinas, SP: FE/ UNICAMP, 2007.
PRETI, Jéssica, DIAS, Patrícia Jovino de Oliveira. Formação de professores do atendimento educacional especializado: uma análise de dados do município de Londrina no ano de 20111. Londrina, 2013.
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho e RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Educação inclusiva: fundamentos históricos, conceituais e legais. Bauru: UNESP/FC, 2012. Coleção: Práticas educacionais inclusivas.201 p.il.V. 2
FERREIRA, Eliana Lucia, ORLANDI, Eni P. Discursos Sobre a Inclusão. Niteroi. Intertexto, 2014
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Igualdade e diferenças nas escolas: olhares de futuras pedagogas. Campinas, SP: FE/ UNICAMP, 2007.
PRETI, Jéssica, DIAS, Patrícia Jovino de Oliveira. Formação de professores do atendimento educacional especializado: uma análise de dados do município de Londrina no ano de 20111. Londrina, 2013.
Downloads
Published
2017-10-11
Issue
Section
ARTIGOS COMPLETOS - GT 1
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).