POR UM ENSINO CRÍTICO DE HISTÓRIA: “REVOLUÇÃO” BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO POPULAR
Keywords:
Ensino de História. Educação Popular. Ensino CríticoAbstract
O Ensino de História não deve ser tratado como um amontoado de fatos e ocorrências políticas, econômicas, ou sociais, mas deve ser compreendida como uma ferramenta para analisar o contexto passado e suas implicações no presente, para melhor se movimentar em direção ao futuro. Assim, o interesse pela temática emerge a partir de reflexões sobre a leitura de duas referências principais: A “revolução” Brasileira e a Educação popular. O objetivo principal consiste em refletir sobre o ensino de história na formação dos alunos enquanto ferramenta para conscientização e inserção crítica na realidade atual. Metodologicamente, trabalhamos na perspectiva dos princípios da Educação Popular. O presente artigo insere-se nos interesses formativos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC), da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Os principais resultados obtidos apontam para a formação docente e da necessidade de inserir princípios da Educação Popular no Ensino de História.Downloads
Download data is not yet available.
References
BRADÃO, Carlos Rodrigues. A questão política da Educação Popular. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1982.
COSTA, Alex Silva. A importância do ensino de história nas escolas e suas implicações na vida social. Revista anagrama: revista científica interdisciplinar da graduação. São Paulo, ano 5 – ed. 2, p. 1-7, dez – 2011, fev - 2012.
PRADO JUNIOR, Caio. A revolução brasileira. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1977.
Ribeiro, Jonatas Roque. História e ensino de história: perspectivas e abordagens. Educação em foco. Campinas, nº: 07, p. 1-7, set, 2013.
SILVA, Marcos Antonio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 31, nº 60 p.13-33, 2010.
COSTA, Alex Silva. A importância do ensino de história nas escolas e suas implicações na vida social. Revista anagrama: revista científica interdisciplinar da graduação. São Paulo, ano 5 – ed. 2, p. 1-7, dez – 2011, fev - 2012.
PRADO JUNIOR, Caio. A revolução brasileira. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1977.
Ribeiro, Jonatas Roque. História e ensino de história: perspectivas e abordagens. Educação em foco. Campinas, nº: 07, p. 1-7, set, 2013.
SILVA, Marcos Antonio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 31, nº 60 p.13-33, 2010.
Downloads
Published
2017-10-16
Issue
Section
ARTIGOS COMPLETOS - GT 2
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).