AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO EMPREENDIDAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC NO PERÍODO DE 2008 A 2015
Keywords:
Políticas de Inclusão. Lei Brasileira de Inclusão. EducaçãoAbstract
O trabalho teve por objetivo analisar as políticas de inclusão empreendidas pelo Ministério da Educação – MEC no período de 2008 a 2015, a partir de ações como as legislações, portarias e princípios norteadores. No decorrer do trabalho, procura-se compreender o percurso das políticas de inclusão no mundo e Brasil com olhar nas legislações pertinentes. Outro aspecto abordado no artigo, identifica a contribuição do marco regulatório das políticas da inclusão para o ensino superior e verifica o impacto da Lei Brasileira de Inclusão – LBI na consolidação das políticas de inclusão. A metodologia utilizada foi uma pesquisa documental e bibliográfica, que buscou compreender as mudanças ocorridas no período. Ao final, percebeu-se que o percurso histórico contribuiu para criação de ambiente favoráveis à inclusão, através do marco regulatório e mudanças de atitudes por parte do Estado e sociedade que passaram a reconhecer o direito das pessoas com deficiência.Downloads
Download data is not yet available.
References
ARANHA, Maria Salete Fábio. Educação inclusiva: transformação social ou retórica. Inclusão: intenção e realidade. Marília: FUNDEPE, p. 37-60, 2004.
BRASIL. Lei de n. 9.394/96. Diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, 1966.
______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
______. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESPE, 2014.
______. Lei nº 13.146/2015. Lei brasileira de Inclusão. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146 <Acesso em 11 jan. 2016>.
BUENO, J. G. S. Educação inclusiva e escolarização dos Surdos. Integração (Fátima do Sul), Brasília - DF, v. 13, n.23, p. 1-9, 2001.
CANDAU, Vera Maria. Construir ecossistemas educativos – reinventar a escola. IN: ______ (org.). Reinventar a Escola. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.
DULTRA, M. C. Inclusão social da pessoa com deficiência: uma questão de políticas públicas. In. Ensaios pedagógicos. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Educação para todos, saúde para todos: a urgência da adoção de um paradigma multidisciplinar nas políticas públicas de atenção a pessoas portadoras de deficiências. Rev. Nossos Meios RBC, edição, v. 14, 1999.
MAZZOTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2005.
MELO, F. R. L. V. de. Mapeando, conhecendo e identificando ações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte diante do ingresso do estudante com deficiência. In: MARTINS, L. A. R. et al (Orgs.). Práticas inclusivas no sistema de ensino e em outros contextos. Natal/RN: EDUFRN, 2009, p. 240.
NOGUEIRA, Lilian de Fátima Zanoni. A inclusão no ensino superior: desafios e perspectivas. In: Silva, Lázara Cristina da (Org). Inclusão educacional, do discurso à realidade: construções e potencialidades nos diferentes contextos educacionais. Uberlândia: EDUFU, 2012. Cap. 4, p. 91-110. ISBN 9788570783271.
OLIVEIRA; Laralis de Sousa; SILVA, Gisele Oliveira. Língua Brasileira de Sinais 4. IFRN, 2013.
SILVA, Aline Maira da. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2010.
SILVA, Gisele Oliveira; SANTOS, Rogério Alves dos. Educação bilíngue para Surdos: rebatimentos dos debates promovidos pelos movimentos Surdos no Plano Nacional de Educação. Disponível em <http://http://2016.cbee-ufscar.com.br/sites/default/files/inline-files/999999999.20161101090253980.999999999.20161101090253980eYfk5.pdf>. Acesso em 12 de jan. de 2017.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: a universidade e a pessoa com deficiência. Disponível em: http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=18675>Acesso em 10 jan. 2017.
STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores: Artes Médicas Sul, 1996.
BRASIL. Lei de n. 9.394/96. Diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, 1966.
______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
______. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESPE, 2014.
______. Lei nº 13.146/2015. Lei brasileira de Inclusão. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146 <Acesso em 11 jan. 2016>.
BUENO, J. G. S. Educação inclusiva e escolarização dos Surdos. Integração (Fátima do Sul), Brasília - DF, v. 13, n.23, p. 1-9, 2001.
CANDAU, Vera Maria. Construir ecossistemas educativos – reinventar a escola. IN: ______ (org.). Reinventar a Escola. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.
DULTRA, M. C. Inclusão social da pessoa com deficiência: uma questão de políticas públicas. In. Ensaios pedagógicos. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Educação para todos, saúde para todos: a urgência da adoção de um paradigma multidisciplinar nas políticas públicas de atenção a pessoas portadoras de deficiências. Rev. Nossos Meios RBC, edição, v. 14, 1999.
MAZZOTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2005.
MELO, F. R. L. V. de. Mapeando, conhecendo e identificando ações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte diante do ingresso do estudante com deficiência. In: MARTINS, L. A. R. et al (Orgs.). Práticas inclusivas no sistema de ensino e em outros contextos. Natal/RN: EDUFRN, 2009, p. 240.
NOGUEIRA, Lilian de Fátima Zanoni. A inclusão no ensino superior: desafios e perspectivas. In: Silva, Lázara Cristina da (Org). Inclusão educacional, do discurso à realidade: construções e potencialidades nos diferentes contextos educacionais. Uberlândia: EDUFU, 2012. Cap. 4, p. 91-110. ISBN 9788570783271.
OLIVEIRA; Laralis de Sousa; SILVA, Gisele Oliveira. Língua Brasileira de Sinais 4. IFRN, 2013.
SILVA, Aline Maira da. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Intersaberes, 2010.
SILVA, Gisele Oliveira; SANTOS, Rogério Alves dos. Educação bilíngue para Surdos: rebatimentos dos debates promovidos pelos movimentos Surdos no Plano Nacional de Educação. Disponível em <http://http://2016.cbee-ufscar.com.br/sites/default/files/inline-files/999999999.20161101090253980.999999999.20161101090253980eYfk5.pdf>. Acesso em 12 de jan. de 2017.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: a universidade e a pessoa com deficiência. Disponível em: http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=18675>Acesso em 10 jan. 2017.
STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: um guia para educadores: Artes Médicas Sul, 1996.
Downloads
Published
2017-10-19
Issue
Section
ARTIGOS COMPLETOS - GT 1
License
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).