Formação de professores e educação do campo: diálogos a partir da pesquisa em educação
Palavras-chave:
Formação de Professore, Educação do Campo, Pesquisa em Educação.Resumo
O presente estudo advém de diálogos construídos no Doutorado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE. Como objetivo central, pretendo dialogar sobre a formação de professores para atuação na Educação do Campo. A metodologia adotada ancora-se na abordagem qualitativa de pesquisa e na modalidade bibliográfica de investigação. O estudo tece reflexões construídas a partir da leitura de dois documentos que versam sobre a pesquisa concernente à formação de professores nas Regiões Norte e Nordeste. A leitura dos referenciais permitiu articular a formação docente para a educação do campo com a realidade referente à formação de professores para a educação básica no entorno geográfico referenciado. Como entendimentos, afirmo que no período de 1998 até o momento, tem crescido o número de políticas públicas e propostas educativas com foco na formação docente para atuação na educação do campo, contudo, não podemos desconsiderar que essas iniciativas não estão isentas das influências e interesses do Estado, esse por sua vez, conectado às recomendações do Banco Mundial que prima pela via do capital.
Downloads
Referências
MEDEIROS, Emerson A. de; AGUIAR, Ana L. Oliveira. Educação do/no Campo: história, memória e formação. Revista Educação: Teoria e Prática, Rio Claro - SP, v.25, nº 48, p.06-18, 2015.
MENDES, J. E.; SEGUNDO, M. das Dores M.; SANTOS, J. D. Gomes dos. A Formação do Professor da Educação Básica nos Cursos de Pós-graduação em Educação do Norte e Nordeste: a relevância social e os desafios históricos. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 22., 2014, Natal – RN, Anais...Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.
SILVA, S. Pimentel; NOBREGA-THERRIEN, S. Maria; FARIAS, Isabel M. Sabino de. Produções sobre a formação de professores no EPENN: Análise do período 2003 a 2011. In:
ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 21., 2013, Recife – PE, Anais...Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).