Mitos da sexualidade na esfera do feminismo
Palavras-chave:
Mitos, Mulher, Feminino, Sexo, Homem.Resumo
O artigo discute a relação entre os mitos da sexualidade na esfera do feminino a partir das autoras Simone de Beauvoir e Betty Friedan, sendo elas, ícones em referencias de trabalhos feministas, discutindo a posição destas com relação a tal problemática. O presente trabalho tem como objetivos conhecer o histórico do misticismo da sexualidade na esfera do feminino, partindo da compreensão das relações de gênero influenciadas pela sociedade; compreender os fatos e mitos que estão atrelados a todo o processo de construção da imagem feminina, tanto no ambiente familiar como no cenário social. Para se chegar a tais objetivos, foram feitas pesquisas bibliográficas em sites (Lilacs, Scielo, Bireme, Google) e livros, acerca da temática principal, no intuito de aprofundar os conhecimentos e possuir um amplo banco de dados e informações. Em seguida houve a leitura e discussão por parte das autoras das literaturas encontradas. O mesmo caracteriza-se como requisito avaliativo da disciplina de Gênero e Enfermagem do curso de enfermagem da UERN. O tema mostra-se relevante para entendermos até que ponto os estigmas que caracterizam a mulher são verdadeiros ou falsos. De igual modo, o tema é de suma importância para os profissionais de enfermagem, pois estes precisam romper com paradigmas sociais e prestar uma assistência livre de conceitos pré-formulados das relações de gênero. O artigo contribuiu para suas autoras, por permitir uma aproximação com a história do feminino, assim como, na tentativa de influenciar como a mulher pode modificar a sua realidade a partir do modelo anteposto. Uma vez que desde muito cedo as mulheres são subjugadas, injustiçadas e mal interpretadas pela sociedade.
Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Tradução de Sérgio Milliet. 11ª impressão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1949. 309 p.
FRIEDAN, Betty. Mística feminina. Petrópolis, RJ: Editora vozes limitadas, 1971. 345 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).