Educação do campo, educação no campo e educação para o campo.
Palavras-chave:
Pedagogia da Alternância, Emancipação, Práticas Pedagógicas.Resumo
Este estudo intenciona descrever as práticas pedagógicas realizadas no Programa ProJovem Campo Saberes da Terra - Serra do Mel/Mossoró – Rio Grande do Norte. Utilizamos como aporte teórico metodológico o Projeto Político Pedagógico, as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e os Cadernos da SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação. Dessa forma, descrevemos as leis que normatizam a Educação do Campo e as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes do Projeto. A pesquisa caracterizou-se por um estudo qualitativo de caráter bibliográfico. Para a realização do estudo bibliográfica, utilizamos autores que pesquisam sobre a Educação do Campo Fernandes (1999), Miguel Arroyo (1999), Molina (2008) e Caldart (2008). Sobre Pedagogia da Alternância, utilizamos Gimonet (2007) Mattos (2010) Palitot (2007) Santos (2006). Na pesquisa documental, Brasil (2009) e SECAD (2007); para a parte empírica, realizamos uma entrevista semi-estruturada, dessa forma analisamos e expomos os resultados obtidos na pesquisa. O estudo ponderou que as práticas pedagógicas desenvolvidas no Projeto oportunizou aos discentes poderem ser agentes ativos da sua transformação proporcionando aos alunos democratizar os seus conhecimentos.
Downloads
Referências
GIMONET, Jean-Claude. Nascimento e desenvolvimento de um movimento educativo: as Casas Familiares Rurais de Educação e de Orientação. In: SEMINÁRIO
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1989.
GODOY, Arilda Schmidt, Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, São Paulo, Volume 35, Fascículo n. 3, p. 20 – 29, mai./jun. 1995.
RICHARDSON, Roberto Jarry; colaboradores José Augusto de Sousa Peres (et.al.).
Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12ª Edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á pratica educativa. 31 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).