Índios na Universidade: distanciamento da cultura ou busca por direitos?
Palavras-chave:
Índios, Universidade, Direitos.Resumo
Um fenômeno crescente no Brasil é a entrada de jovens indígenas nas universidades brasileiras. Com isso, retorna-se a ideia de que os índios brasileiros estão se afastando cada vez mais de suas raízes culturais ao mesmo tempo em que se aproximam e absorvem nossos costumes. Partindo da ideia de que o diploma universitário não afasta os jovens índios de suas culturas, utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica em Silva (1999) Lima (2013) e Suchanek (2012), onde será revisada a história da população indígena e sua organização politica no Brasil e a análise sobre a busca dos índios pela formação superior. Ao fim deste trabalho, concluímos que o diploma universitário não é um mecanismo de afastamento das suas culturas e sim, uma nova ferramenta para essa população na busca pela garantia de seus direitos.
Downloads
Referências
LIMA, Sônia Filiú Albuquerque. “Vão para a universidade, mas não deixem de ser índios”: Identidades/ diferenças indígenas produzidas na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. 2013. 287 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande. 2013, p: 124.
LOPES, Cinthia Fonseca, CRUZ, Erivânia Bernadino. (org.) Constiuição da República Federativa do Brasil. (1988) In: Vade Mecum. 6 ed. Fortaleza: Premius, 2015. p: 110.
SILVA, Rosa Helena Dias. Movimentos Indigenas no Brasil e a Questão Educativa.
Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, N° 13. 2012, p: 98.
SUCHANEK, Márcia Gomes O. Povos indígenas no Brasil: de escravos à tutelados. Uma difícil reconquista da liberdade. Niterói: PPGSD-UFF, 2012, p: 261- 266.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).