A luta pelo direito à educação: a transdisciplinaridade como meio de aprendizagem para pessoas com deficiência
Palavras-chave:
Inclusão, Direitos Humanos, Transdisciplinaridade.Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender como se materializa a compreensão sobre temas como inclusão e direitos humanos por meio de uma metodologia transdisciplinar junto aos alunos de uma turma do 2º ano dos anos iniciais, da Escola Estadual Ambulatório Padre João Maria em Natal-Rio Grande do Norte. Em primeiro momento, se tem um percurso histórico e de análise documental no que compete os avanços e retrocessos sobre a inclusão. Em seguida, um debate a cerca dos direitos humanos como forma de superar as desigualdades impostas pela luta de classes, em que opressor estabelece as normas e aqueles que não se enquadram são excluídos, percebendo a garantia dos direitos como meio para emancipação humana. Dessa forma, se propõe uma metodologia que abarque a totalidade e multiplicidade de uma educação que prepara o aluno para além do que o conhecimento sistematizado pode proporcionar, uma educação que prepara para a vida e para a solidariedade. Sendo assim, apresenta-se a transdisciplinaridade como uma prática que dialoga com os saberes e considera a diversidade como parte inerente da formação dos sujeitos. Ainda, fez-se necessário trazer à luz do diálogo as percepções dos alunos sobre temáticas como inclusão e direitos humanos como possibilidade de discorrer sobre a garantia dos direitos e respeito as diferenças como parte fundamental para a formação da condição humana. Por fim, a percepção sobre a educação em direitos humanos através da transdisciplinaridade e o despertar dos sujeitos para ações que comungam com a busca por uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.
Downloads
Referências
LUCENA, Nedja Lima de. Transdisciplinaridade e Complexidade. Natal, RN: IFRN editora, 2013.
MAGALHÃES, Rita Cássia Barbosa de. Reflexões sobre a diferença: uma introdução à educação especial. Fortaleza: Demócrito Rocha/Ed. UECE, 2002.
SOMMERMAN, Américo. Inter ou Transdisciplinaridade? Da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus. Coleção Questões Fundamentais da Educação. 75 pp, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).