Bandeiras em punho: as mulheres na luta sindical e a contribuição do sindicato para a formação humana e profissional
Palavras-chave:
Sindicato, Movimentos Sociais, Mulheres, Formação Docente.Resumo
Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado, em que apresentamos as narrativas das mulheres e suas histórias de vida individuais e coletivas, as aprendizagens adquiridas na militância e utilizadas em suas experiências como professoras. As contribuições dadas pelo SINTE/RN3 para a sua formação docente, e como essas contribuições têm refletido em seu modo de ver, viver e se perceber enquanto sujeito social. Destacamos como objetivo, analisar, a partir das vozes das professoras militantes, a relação do sindicato com a formação docente e como este se constitui espaço formativo. Utilizamos o método (Auto) biográfico, através de rodas de conversas, em que as suas histórias de vida narradas e compartilhadas nos dão uma melhor condição de percebermos de que forma o SINTE/RN tem contribuído para a formação humana da prática docente. Através de suas narrativas, procuramos compreender como a vivência nos movimentos sociais, em particular o contato com o SINTE, tem proporcionado uma formação direcionada para a aquisição de posturas verdadeiramente humanas, levando em conta o sujeito profissional e toda sua dimensão pessoal e subjetiva, enquanto identidades indissociáveis e complementares para o ser na sua totalidade. Identidades construídas a partir de sua inserção nas lutas sociais e nas possibilidades de novas alternativas para a realidade da educação no país. Possibilidades que se levantam de acordo com o jeito de ver, refletir e relacionar-se nela.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
____________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
____________. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_____________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. São Paulo: Cortez, 2012.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
NÓVOA, Antonio. Vidas de Professores. Porto: Editora Porto, 1992.
_______________. Profissão Professor. Portugal: Porto Editora Ltda, 1995.
PASSEGGI, Maria da Conceição.; SOUZA, Eliseu Clementino de.; VICENTINI, Paula Perin.
Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) Biográfica, Docência e Profissionalização.
Educação em Revista: Belo Horizonte, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).