A importância do planejamento escolar para a elaboração de aulas de história e cultura africana e afro-brasileira
Palavras-chave:
Planejamento, Lei 10.639/03, História, Cultura Afro-Brasileira, Cultura Africana.Resumo
No presente artigo discutiremos a importância do planejamento escolar na elaboração de aulas de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, para tal nos debruçamos para elaboração deste em análises bibliográficas, sobretudo no Plano Nacional de Implementação de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O tema será abordado tendo em vista o pressuposto pela Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas da educação básica, com objetivo de promover e valorizar a diversidade do povo brasileiro, bem como criar dispositivos que eliminem a discriminação racial em nosso país. Ao trabalhar este texto, propôs-se reflexões acerca do mesmo e sentiu-se a necessidade de dividir o mesmo em blocos de discussões que são: Breve Processo (Teórico) do Ensino de História no Brasil onde buscar-se-á correlatar os processos teórico-metodológicos de ensino-aprendizagem da história brasileira, A lei 10.639/03 Contrapondo esse o Processo Histórico, O Planejar do Ambiente Escolar onde buscou-se tratar sobre o porquê de planejar este ambiente e qual sua importância/influencia no processo de ensino-aprendizagem, e por fim, O Planejamento Escolar e a Lei 10.639/03, onde buscou-se retratar da importância e necessidade de abordar cotidianamente a História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas aulas de História, não deixando-as apenas para os dias festivos referentes aos dias da Consciência Negra.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Conteúdos e Métodos do Ensino de História. In.
Ensino de história: fundamentos e métodos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008. p.57-96.
BOURDE, Guy; MARTIN, Hervé. O marxismo e a história. In: BOURDE, Guy; MARTIN, Hervé. As Escolas Históricas, Lisboa, Europa-América. São Paulo: Atlas, 1983. p.154-177.
BRASIL, Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, (Brasília) MEC, Art. 12-14.
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. 2º Ed. Editora Pioneira. 2002.
CAIMI, Flávia Heloísa. A base teórica: a relação entre paradigmas da História e metodologia de ensino. In.: Conversas e controvérsias: o ensino de história no Brasil (1980-1998). Passo Fundo: UPF, 2001. p.27-44.
COARACY, Joana. O planejamento como processo. Revista Educação. 4º Ed., Brasília. 1972.
FAUSTINO, Rosângela Célia; GASPARIN, João Luiz. A influência do positivismo e do historicismo na educação e no ensino de história. Maringá: Acta Scientiarum, 2001. p.157-166.
FONSECA, Thaís Nívia de Lima. A História do Ensino de História: objetos, fontes e historiografia. In.: História e Ensino de História. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p.15-28.
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo, Editora Edições. Loyola. 1985.
GONTIJO, Rebeca. Historiografia e ensino da história na primeira república: algumas observações. In. XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006.
HOBSBAWM, E. Sobre história. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Editora Cortez. 1994.
MENEGOLLA, Maximiliano. SANT’ANA, Ilza Martins. Porque Planejar? Como Planejar? Currículo e Área-Aula. 11º Ed. Editora Vozes. Petrópolis. 2001.
SIQUEIRA, Bárbara Bezerra; SOUZA, Juliana Rodrigues de. As transformações na historiografia e no ensino de história a partir do século XX. Disponível em: Disponível em: <<http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST03-Bárbara B. Siqueira e Juliana R. de Souza TC.PDF >>. Acesso em: 18 de jan. 2014.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico Cadernos Libertad-1. 7º Ed. São Paulo, 2000.
VEIGA, Cynthia Greive; FONSECA, Thais Nívia de Lima e. (Orgs.). História e Historiografia da Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
ABREU, Martha e Rachel Soihet (orgs.) Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).